Perícia INSS – Agendamento, Requerimento, Auxílio-Doença 

Realizando a Perícia do INSS 

 

O Instituto Nacional do Seguro Social é muito importante para vários brasileiros, já que por meio dele é possível conseguir a aposentadoria social, seja ela por idade ou por tempo de serviço, mas o INSS também é responsável pelo auxílio-doença 

 perícia-do-inss-como-solicitar-600x450 2019

Caso você não saiba o auxílio-doença do INSS é um sistema que busca beneficiar as pessoas que sofrem com alguma doença crônica ou possuem algum tipo de deficiência, seja ela física ou mental.  

 

Dessa forma podemos definir o auxílio-doença do INSS como: um benefício para aqueles que estão incapacitados de trabalhar temporariamente devido a alguma doença ou acidente. Caso você se encaixem dentro desse requisito saiba então que poderá solicitar uma perícia ao INSS para conseguir este benefício.  

 

É importante que você saiba que o agendamento para a perícia do INSS pode ser feita através da internet, poupando assim tempo e agilizando também na hora de conseguir o resultado.  

 

Agendando a Perícia INSS  

 

É bom que você entenda que a opção de Agendamento do INSS serve para facilitar a vida daquele que precisa do benefício, já que vai proporcionar que você realize este agendamento sem a necessidade de sair de sua casa, bastando chegar então ao local dentro do horário programado para realizar o atendimento.  

 

Então para aquele que deseja agendar a perícia do INSS saiba que você poderá realizar isso online, tudo o que precisa fazer é ir até o site oficial do INSS e buscar a opção Serviços, a onde você encontrará o “Agendamento”.  

 

Quando você fizer isso será iniciado o “Protocolo de Requerimento”, preste bastante atenção nas coisas que serão pedidas ali, pois você deverá selecionar o que deseja para depois adicionar os seus dados.  

 

Saiba também que este protocolo de requerimento vai gerar automaticamente um número de protocolo, então após todo esse processo você deve confirmar todos os dados e depois imprimir o comprovante de requerimento para ser atendido.  

 

Compreenda que a ausência desse comprovante você não vai conseguir seu atendimento, já que é com este documento vai está comprovado que você realmente agendou o atendimento e por este motivo deve ser atendido dentro do dia marcado.  

 

É importante avisar que caso você não possa comparecer na perícia no dia e no horário marcado saiba que você poderá remarcar a perícia do INSS, para isso basta que você vá a agência do INSS ou utilize o telefone da Central de Atendimento, 135.  

Compreenda que o não comparecimento na perícia do INSS poderá cancelar sua solicitação do benefício, e você deverá refazer todo o processo novamente, por isso evite perder a data para consulta.  

 

O requerimento da perícia do INSS  

 

Se você deseja receber o auxílio-doença do INSS saiba que para isso vai precisar de cumprir alguns requisitos para o requerimento, além de possuir um laudo médico oficial que comprove seu estado de saúde também será necessário que você apresente seu CPF, um documento oficial com foto e poderá ser útil levar alguns documentos que comprovem seu tratamento, coisas como exames, relatórios, atestados e etc.  

 

Caso você seja um trabalhador que está buscando o auxílio-doença saiba então que será necessário apresentar uma declaração assinada por seu empregador, ali deve informar qual foi sua última data trabalhada.  

 perícia-médica-do-inss-agendamento 2019

Mas se você for um trabalhador agricultor, pescador artesanal ou apenas se encaixe no caso especial saiba que para solicitar o auxílio-doença você vai precisar de documentos que possam comprovar a sua situação e da declaração de seu sindicato, como também outros documentos que comprovem a sua renda.  

 

Resultado da Perícia do INSS 

 

Após a realização da perícia você deve ficar atendo no resultado da perícia do INSS, saiba então que é muito fácil ter acesso a este documento basta que você acesse o site do INSS e procure a opção do “Auxílio-doença”.  

 

Quando fizer isso você vai notar três opções, clique então na que está escrito “Resultado” e então você será levado para uma nova página onde deverá informar o Número do Requerimento do Benefício, a data de nascimento, o nome do requerente e seu número de CPF.  

 

Após informada todas essas coisas você também deve digitar o código de verificação e assim você vai conseguir ter acesso ao resultado sobre sua perícia do INSS.  

 

Mas você também poderá ter acesso a esta informação pela página do Meu INSS, a onde você poderá acompanhar online toda a questão sobre o seu benefício, apenas sabendo que para acessá-la você vai precisar criar um login e uma senha do usuário para poder utilizar o recurso.  

 auxílio-doença-do-inss-como-receber-600x400 2019

Uma coisa importante que você deve saber é que todo o sistema de agendamento da perícia do INSS é gratuito, de forma que você não tenha que gastar nada para ser atendido pela Previdência Social, lembrando-se sempre que esse agendamento será realizado online e dentro da página do INSS.  

Mais Inscrições e Cadastros em 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *