Perícia do INSS – Consulta, Resultado, Aprovação do Benefício

Como saber o resultado da perícia do INSS 

O Auxílio-doença é um importante benefício para os brasileiros, já que através dele aqueles que se encontram incapacitados de trabalhar temporariamente ou permanentemente vão receber um determinado valor para conseguirem uma ajuda financeira neste período de incapacitação.  

consultando-resultado-da-perícia-do-inss-600x402 2019

Mas para receber o auxílio-doença é necessário que você passe por uma perícia médica especializada, ela é conhecida como perícia do INSS. É por meio dessa perícia que a Previdência Social vai decidir se vai ou não ceder o benefício para o cidadão.  

Compreenda que esta perícia do INSS é realizada para evitar que a Previdência Social seja roubada, dando seus benefícios para aqueles que não necessitam e tirando o lugar daqueles que realmente precisam desse benefício, por este motivo é tão importante que você realize a perícia do INSS 

Saiba também que a perícia do INSS é agendada online, ou seja, você vai precisar de acesso à internet para agendar seu atendimento e consulta, saiba ainda que poderá ser feito um acompanhamento da perícia do INSS online, entenda que a consulta online poderá ser feita também utilizando o número de seu CPF.  

Por ser um benefício tão importante a Previdência Social também disponibiliza em sua Central de Atendimento uma área para tirar suas dúvidas, saiba que o número de telefone é 135. Este serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h segundo o horário de Brasília. Mas você poderá também ir a uma agência do INSS para tirar suas dúvidas se preferir.  

Consulta a Perícia do INSS online  

Caso você esteja querendo saber como acompanhar a perícia do INSS saiba então que isso poderá ser feito online através da própria página do INSS. Para isso vá até “Serviços” e procure pela opção “Consulta de Situação do Benefício”, entenda que você vai receber duas opções: “Acompanhar Pedido” e “Resultado da Perícia”.  

No “Acompanhar Pedido” você vai do Número do Benefício, a data de nascimento, o nome do beneficiário e o número de seu CPF. Com todos os campos preenchidos informe o código de verificação e então clique em “visualizar”. Feito isso vai poder consultar a situação da perícia do INSS.  

A seguinte opção é da “Resultado da Perícia”, que pelo próprio nome já diz é a onde vai informar o resultado de sua perícia médica então para saber se teve ou não seu benefício aceito basta clicar ali, saiba que para saber o resultado da perícia médica do INSS você vai precisar informar o número de seu benefício ou o número de protocolo de requerimento, data de nascimento, seu nome completo e o número de seu CPF.  

O código de verificação é gerado automaticamente e aleatoriamente, saiba que poderá também imprimir o resultado da perícia do INSS. Seja como for siga todas as orientações disponibilizadas para você conseguir receber seu benefício.  

aprovação-da-perícia-do-inss-600x412 2019

O resultado da perícia do INSS 

Uma vez dentro do sistema de consulta do INSS você vai poder ter os seguintes status: Habilitado, deferido ou indeferido. Saiba então que cada um desses status tem seu próprio significado e vai indicar a situação em que você se encontra, por este motivo fique muito atento a cada um deles.  

Resultado da perícia do INS: habilitado é o primeiro status, quando ele está aparecendo em sua tela significa que todos os seus documentos estão em ordem e o sistema da Previdência Social está analisando-os. O que deixa você em um tipo de “sala de espera”, por isso é bom que você aguarde alguns dias até verificar novamente o sistema para saber o resultado da perícia do INSS. 

Quando o status da perícia do INSS é deferido significa que sua solicitação para o benefício foi aceita, sendo assim você poderá receber o benefício do auxílio-doença conforme a orientação do site ou da agência do INSS.  

Caso o resultado da perícia do INSS for indeferido é então dito que sua solicitação do benefício do auxílio-doença foi negado, você não vai poder receber o benefício e nem ficar faltando o serviço. Geralmente aparece neste sistema o motivo de você ter sido impedido, seja ele falta de documentação, exame insuficiente entre outros, por isso preste bem atenção nos dados que você informa e não minta em momento algum, para não prejudicar seu próprio exame e acabar perdendo o benefício do auxílio-doença.   

Agendar a perícia do INSS 

Caso você não saiba como solicitar a perícia do INSS saiba então que ela também será online através do portal da Previdência Social, sendo necessário que você informe algumas coisas para poder gerar o número de protocolo para conseguir o atendimento.  

Nisso você deve ir até a aba de “Serviços” e clicar em agendamento, leia o que diz e então comece a agendar sua perícia do INSS, informando alguns dados pessoais, escolhendo a região, questões como horário e data serão escolhidas pelo próprio sistema, ao final de todo o processo confira para ter certeza que os dados estão corretos e então imprima o papel.  

agendando-perícia-do-inss-600x450 2019

Ele é importante já que vai possuir o número de protocolo de atendimento, saiba que sem ele você não vai conseguir ser atendido. Lembre-se também que nesta última etapa é que vai informar os documentos necessários para a perícia médica do INSS. 

Mais Inscrições e Cadastros em 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *