CADÚNICO – Acesso

Possuindo acesso ao CadÚnico

Se você recebe algum benefício social com certeza já ouviu falar do CadÚnico, mas se não recebe e gostaria de participar saiba que o Cadastro Único para os Programas Sociais é uma ferramenta que administra a coleta de informações para identificar as famílias que estão  classificadas como baixa renda em todo o Brasil.

informação-cadastro-único-600x468 2019

Podemos dizer então que o CadÚnico é uma grande iniciativa do Governo Federal que facilita a administração de dados referentes as famílias brasileiras, sendo permitido também o auxilio a elas em diversas áreas fornecendo assim mais qualidade de vida para todos os beneficiários.

Saiba também que todas as informações fornecidas pela família a o CadÚnico serão utilizadas pelo Governo Federal apenas para promover benefícios que auxiliam na melhoria de qualidade de vida delas, o que significa que o Cadastro Único é totalmente seguro e que nenhuma de suas informações será repassadas para terceiros. Dessa forma seus dados pessoais apenas serão utilizados em benefícios sociais ou outros programas governamentais.

Ainda é bom mencionar que o CadÚnico vai permitir que muitos outros benefícios consigam alcançar aquela família, como programas na área de educação, por exemplo, o estudante que possui o número do NIS estará isento nas provas do Enem; também sendo fornecidos na área de saúde.

Sendo ainda necessário mencionar que as famílias inscritas no CadÚnico vão receber acompanhamento social que será patrocinado pelo Governo de seu Estado ou Município, então fique sempre atento a todas as informações e orientações que vá receber quando realizar a sua inscrição no CadÚnico.

Compreenda que o CadÚnico é cedido as famílias que recebem uma renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou ganham até 3 salários mínimos como renda mensal total.

Se você está em duvida sobre sua situação basta que você some toda a renda de todos os membros que recebem algum tipo de renda e então, com esse resultado, divida pelo número de pessoas que habitam a casa. Caso apenas uma pessoa trabalhe e possua renda então apenas divida a renda dela pelo número de pessoas que convivem na casa. Dessa forma simples você poderá saber se a sua família se encaixa ou não como baixa renda.

Como se inscrever para o CadÚnico

Caso você esteja interessado e se encaixe no perfil de quem pode ser beneficiário saiba que para se cadastrar no CadÚnico é muito simples, basta você ir até um posto de atendimento do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social – de sua cidade e fazer a solicitação para a inscrição no Cadastro Único.

cadastro-no-cadúnico 2019

É necessário que você apresente uma série de documentos para a conclusão de sua inscrição no CadÚnico, lembrando sempre que deve ser o responsável pela família quem deverá realizar esse procedimento.

Os documentos para o CadÚnico são a Certidão de Nascimento, Casamento, Divorcio ou União Estável do responsável pelo cadastro, o CPF, a Carteira de Trabalho e o Titulo de Eleitor, levando também um comprovante de residência – podendo ser uma conta de água, luz, gás ou telefone -.  Também deve levar os documentos daqueles que compõem a sua família, se for uma criança de colo é necessário à apresentação da carteira de vacinação, lembrando que ela deve está atualizada e com tudo em dia.

 Não se esqueça que o Cadastro Único deverá ser atualizado todos o anos, sendo que alguns benefícios sociais exigem um recadastramento a cada dois anos, como é o caso do Bolsa Família. Essa atualização é para manter o Governo Federal ciente e ajuda na administração dos benefícios sociais.

Afinal é por meio dessa atualização no CadÚnico que sabem quem casou, como estão as crianças daquela família, se algum membro acabou falecendo e por ai vai. Por esse motivo sempre que ocorrer algum evento dessa categoria é importante informar a sua situação no CRAS, seja até mesmo em mudança de casa ou de trabalho.

Consulta ao Cadastro Único

Existe uma forma de você consultar online o CadÚnico, ele é dado por meio do site da Consulta Cidadão, mas será necessário que você informe alguns dados, como o seu nome completo, a data de nascimento, o nome de sua mãe e o Estado no qual reside.

Saiba que este tipo de consulta só se tornou possível graças ao Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome, permitindo assim que a consulta fosse feita por qualquer membro de sua unidade familiar que tivesse acesso a esses dados.

Mas compreenda que este método é apenas para conferir os dados, caso alguma informação ali estiver errada você deverá ir imediatamente em um órgão responsável do Cadastro Único e fazer a solicitação para poder corrigi-lo adequadamente. Isso significa que você não terá autoridade para alterar nenhuma informação ali apresentada.

cadastro-único-inscrição-600x319 2019

Caso seja necessário você poderá ainda ir em uma agência da Caixa ou ligar para a Central de Atendimento Caixa Cidadão, o número de telefone é 0800 726 0207 ou ir na Prefeitura de sua cidade, podendo até mesmo ir direito ao Cras.

Para mais informações acesse: www.cadunico.com.br

Mais Inscrições e Cadastros em 2019

  • inscrição-bolsa-familia-150x150 2019Auxílio do Governo para Baixa Renda Quais são os auxílios do Governo para Baixa Renda Não é de hoje que o Brasil sofre com a desigualdade social, por causa desse mau muitas famílias brasileiras se vem a margem da pobreza e […]
  • bolsa-família-sibec-150x150 2019SIBEC Bolsa Família – Consulta Consulta ao SIBEC Bolsa Família Todos sabemos o quanto popular é o programa social Bolsa Família, sempre estando entre os preferidos e mais buscados pela população que necessita de uma […]
  • cadúnico-quem-tem-direito-150x150 2019CadÚnico 2019 – Inscrições, Consulta Inscrições e consulta no CadÚnico 2019 O Cadastro Único 2019 é um sistema de cadastro que o Governo Federal utiliza para administrar as informações daqueles que querem ser beneficiados […]
  • inscrição-morar-bem-150x150 2019Morar Bem 2019 – Inscrição Se inscrevendo para o programa Morar Bem 2019 Não seria mentira se dissesse que todo brasileiro sonha com a casa própria, se você moa de aluguel ou tem uma casa, mas ela é muito pequena […]
  • programa-progredir-inscrições-150x150 2019Programa Progredir 2019 – Como Funciona, Inscrições Utilizando o Programa Progredir 2019 Mais um benefício oferecido para os cadastrados ao Bolsa Família, o programa Progredir 2019 é uma iniciativa do próprio Governo Federal para estimular […]
  • id-jovem-como-se-cadastrar-150x150 2019ID Jovem – Como Se Cadastrar, Como Funciona, Impressão O que é e como usar o ID Jovem    A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é um ótimo benefício social que facilita a entrada de diversos jovens em grandes […]
  • inscricoes-cnh-social-150x150 2019CNH Social 2019 – Inscrições, Quem Tem Direito Quem tem direito a inscrição do CNH Social em 2019 Se você deseja emitir sua Carteira de Motorista, mas não recursos financeiros para arcar com todas as aulas, exames médicos e provas que […]
  • inscrição-cnh-popula-150x150 2019CNH Popular 2019 – Quem tem Direito, Cadastramento Quem tem direito ao cadastramento no CNH Popular 2019 Se você deseja emitir sua carteira nacional de habilitação em 2019, mas não tem condições financeiras para a realização do mesmo […]

Um comentário em “CADÚNICO – Acesso

  1. onolilian@yahoo.com.br
    todos os programas oferecidos para ajudar a população de baixa renda são basicamente para quem possui o bolsa família; eu no meu caso sou sozinha, não tenho muitas condições, e não consigo me encaixar em nenhuma ajuda do governo pois todos os benefícios são atrelados ao BOLSA FAMILIA.
    e os que são solteiros???
    Não possuem filhos???
    e não tem a graça de receber um bom salario????
    nâo são cidadãos que merecem a ajuda do governo???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *