Aposentadoria do INSS por Tempo de Serviço ou Idade – Tabela, Simulador 

Informações sobre a tabela de Aposentadoria do INSS 

 

Para aqueles que são novos no assunto saiba que a aposentadoria pelo INSS é algo de suma importância para o trabalhador brasileiro, já que será através desse serviço que você vai receber um auxílio por todo seu tempo no trabalho, apenas lembrando que isso somente é dado aos que contribuírem corretamente para a Previdência Social.  

aposentadoria-do-inss-por-idade-600x450 2019

Dizemos isso porque existe sim uma diferença entre os tipos de aposentadoria, as mais comuns são Aposentadoria por Tempo de Serviço ou Aposentadoria por Idade, ambas seguem a mesma base de regras, você somente vai poder se aposentar após um determinado período de contribuição, o que vai diferenciar é o gênero, o tempo de serviço e a idade daquele que está solicitando a aposentadoria pelo INSS 

Por conta disso você deve prestar atenção em certos detalhes antes de solicitar a sua aposentadoria, porque muitas vezes isso vai afetar o valor de seu benefício, é claro que o valor da aposentadoria pelo INSS nunca poderá ser menor do que o salário mínimo vigente.  

Também devemos avisar que a aposentadoria do INSS é um direito de todos os trabalhadores de carteira assinada, ou seja, está disponível para toda a classe de trabalhador sendo a única exceção o trabalhador autônomo.  

Então caso você esteja planejando se aposentar por tempo de serviço ou por idade é bom conhecer as pequenas regras de diferença entre elas, assim como a tabela e também conhecer o simulador, uma ferramenta que vai permitir que você consiga ter uma ideia do valor que vai receber ao solicitar um desses dois tipos de aposentadoria pela Previdência Social. 

Aposentadoria por Tempo de Serviço 

Este tipo de aposentadoria também pode ser chamado de Aposentadoria por Tempo de Contribuiçãoe como o próprio nome já diz é disponibilizado ao trabalhador que cumpriu um determinado período de trabalho em sua atividade trabalhista.  

Mas você deve saber que este tempo costuma ser de 35 anos de contribuição para os homens, já as mulheres somente precisam contribuir por um período de 30 anos. Sabendo dessa informação ficará mais fácil para você já ir se programando para receber sua aposentadoria do INSS. 

Porém você deve conhecer também algumas outras regras da aposentadoria por tempo de contribuição que são: 

  1. Regra 85/95 Progressiva: Nesta regra você deve somar o tempo de contribuição e a sua idade, o resultado deve ser 85 para as mulheres e no caso de homens 95, sendo necessário – para efeito de carência – que você tenha comprovado 180 meses de trabalho. Saiba também que nesta regra não existe idade mínima. 

 

  1. Regra com 30/35 anos de Contribuição: Outra regra sem limite de idade mínima, esta é bem mais simples, dada aqueles que contribuíram por 35 anos, caso for homem, e 30 anos, caso for mulher. Compreenda que o período de carência será de 180 meses.  

 

  1. A regra para proporcional: Talvez seja a regra mais difícil de entender da aposentadoria por tempo de serviço já que ela vai possuir uma idade mínima limite para homens – que é 53 anos – e para mulheres – que é 48 anos. Sendo importante dizer que para as mulheres serão 25 anos de contribuição + adicional, e para os homens 35 anos de contribuição + adicional. Lembrando também do período de carência de 180 meses.  

É necessário alertar que na situação “c” o valor da aposentadoria por tempo de contribuição será reduzido, já que você somente vai receber 70% ou 90% de sua contribuição, por este motivo fique atento ao que for lhe informando no momento de sua simulação para a aposentadoria por tempo de serviço. 

aposentadoria-do-inss-por-tempo-de-serviço 2019

Aposentadoria por Idade  

Quando falamos sobre a aposentadoria por idade devemos lembrar que as mulheres devem possuir uma idade mínima de 60 anos e os homens a idade mínima de 65. Sabendo desse detalhe ficará mais fácil para você saber quando deve solicitar a aposentadoria por idade da Previdência Social.  

É importante lembrar que no caso de aposentadoria especial – que costuma ser cedida aos pescadores artesanais, agricultores e aos indígenas – a idade mínima é então reduzida de cinco anos cada, ou seja, os homens passam a ser 60 anos e as mulheres 55.  

Sobre as regras da aposentadoria de idade podemos dizer que será necessário que você esteja exercendo sua atividade quando der início ao pedido de aposentadoria, caso você for receber a aposentadoria especial e não conseguir comprovar seus anos de contribuição, então você poderá recorrer a aposentadoria urbana.  

Apenas saiba que neste momento vai ser somado o tempo de trabalho da aposentadoria especial com o tempo de trabalho da aposentadoria urbana.  

Simulador da Aposentadoria do INSS 

Como podemos perceber existem vários tipos de aposentadoria da Previdência Social e caso você esteja planejando solicitar este benefício saiba que você terá a opção de realizar uma simulação para saber o quanto vai receber seja em qual aposentadoria você escolher.  

Para isso você pode ir a uma agência do INSS levando seus documentos e solicitar uma simulação, os documentos para ambas são: RG, CPF, Carteira de Trabalho, os carnês que comprovem seu tempo de contribuição e os demais documentos que comprovem sua contribuição, caso você possuir.  

simulador-de-aposentadoria-600x400 2019

Em caso da aposentadoria especial você deve apresentar os documentos que possam comprovar a sua situação junto de um documento oficial do sindicato, também sendo necessário os contratos de arrendamento, e principalmente os documentos que comprovem a sua ocupação.  

Mais Inscrições e Cadastros em 2019

  • como-se-aposentar-inss-150x150 2019Aposentadoria INSS – Como se Aposentar Como dar entrada na aposentadoria? Após o seguro-desemprego nenhum assunto é mais preocupante para um trabalhador do que a aposentadoria do INSS, afinal é através dessa ferramenta que os […]
  • solicitando-aposentadoria-por-invalidez-na-previdência-social-150x150 2019Aposentadoria por Invalidez 2019 INSS – Valor, Requisitos  Como se aposentar por invalidez em 2019  Um dos benefícios mais importantes para o trabalhador brasileiro é certamente a sua aposentadoria pelo INSS, já que a partir da contribuição […]
  • fgts-extrato-150x150 2019Saldo FGTS 2019 – Consulta, Extrato Consulta ao extrato do salto do FGTS 2019 O Saldo do FGTS 2019 é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço que todo o trabalhador tem o direito de ser inscrito, por esse motivo é bom que […]
  • solicitando-revisão-da-aposentadoria-pelo-inss-150x150 2019Revisão de Aposentadoria INSS 2019 – Consulta, Quem Tem Direito  Consultando o benefício do INSS 2019   Um dos benefícios mais conhecido pelos trabalhadores brasileiros é sem dúvidas o INSS, já que ele é a garantia de uma aposentadoria após anos de […]
  • valor-do-inss-para-autônomo-150x150 2019Como pagar o INSS como autônomo – Valor, Tabela  O INSS para autônomo    A maior parte dos empregados brasileiros sabem que o benefício do INSS é disponibilizado automaticamente para o trabalhador de carteira assinada, mas saibam que […]
  • desaposentação-o-que-é-150x150 2019Desaposentação INSS – Como Funciona Como funciona a desaposentação do INSS É certo que existe muitas duvidas sobre a desaposentação do INSS afinal não é um termo muito conhecido e quando foi aplicado pelo Governo como uma […]
  • documentação-para-empréstimo-para-beneficiário-do-inss-150x150 2019Empréstimo para Aposentado e Pensionista do INSS Como solicitar um empréstimo recebendo o INSS    Muitos são os bancos que podem fornecer um empréstimo a um pensionista ou aposentado do INSS, porém muitos acabam confusos sobre as […]
  • agendamento-dataprev-150x150 2019Agendamento Eletrônico DATAPREV O agendamento eletrônico no DATAPREV Se você é um daqueles que não conhecem o DATAPREV saiba que ele é uma empresa do setor público brasileiro que está vinculada com o Ministério da […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *