Desaposentação INSS – Como Funciona

Como funciona a desaposentação do INSS

É certo que existe muitas duvidas sobre a desaposentação do INSS afinal não é um termo muito conhecido e quando foi aplicado pelo Governo como uma situação mais cabível para aumentar a aposentadoria alegando que seria mais procurado após a reforma previdenciária causou mais duvida ainda.

desaposentação-o-que-é 2019

Afinal de contas como alguém pode aumentar a aposentadoria se desaposentando? Como funciona a Desaposentação fornecida pelo INSS? Quais são os critérios permitidos para ela?

São essas e outras questões que tentaremos resolver, mas antes saiba que a desaposentação do INSS é permitida para todas as classes de trabalhadores, inclusive as de empregadas domésticas, tudo será feito com a solicitação do beneficiário na sede do INSS.

É importante que você saiba que a desaposentação do INSS não é feita automaticamente, o que significa que aqueles que pensam assim “Estou aposentado, mas vou trabalhar para aumenta minha renda” não conseguem aumentar o seu benefício do INSS, se você deseja abrir mão de sua aposentadoria para voltar a trabalhar e assim conseguir uma renda maior você terá que solicitar adesaposentação do INSS formalmente.

O que é a “Desaposentação”?

Uma palavra um tanto complicada, para alguns nem sequer existia, a desaposentaria do INSS  para ser uma coisa de outro mundo quando escutamos pela primeira vez, mas saiba que ela é um ato que poderá ser realizado por todo e qualquer tipo de aposentado, caso ele queria que sua aposentadoria seja revisada.

Isso acaba incluído os anos que ele trabalhou, dando assim, mesmo depois de ter se aposentado, uma garantia de receber um beneficio maior,  diminuindo dessa forma as barreiras criadas pelo setor previdenciário.

Então de uma forma mais simples a desaposentação funciona da seguinte forma: após se aposentar pela primeira vez aquele trabalhador poderá abrir mão de seu beneficio, não recebendo a aposentadoria que possui direito, para voltar a trabalhar e somente assim, depois de tudo isso, ele poder se aposentar de novo.

desaposentação-como-funciona-600x351 2019

Dessa forma ele conseguirá um beneficio maior devido ao tempo que decidiu trabalhar, podemos citar como exemplo, aquele trabalhador que migra do setor privado para o setor público, atribuindo então novas regras e forma de ser beneficiado pela sua forma de trabalho.

Outro exemplo, é aquela pessoa que se aposentou aos 55 anos, porém decidiu trabalhar até os 65 anos, tendo assim o direito de incluir esses dez anos a mais de trabalho no seu beneficio. Compreenda que caso a solicitação de uma desaposentaria do INSS for negada você poderá recorrer à justiça para conseguir este beneficio.

Saiba que é aconselhável que você procure um advogado especializado em previdência social antes de dar entrada em seu desaposentamento do INSS, assim poderá ser evitado algum transtorno e você já saberá como é realizado o procedimento correto, sem mencionar como poderá ser calculado os ganhos extras, informando assim se é realmente bom para você uma desaposentaria do INSS.

 Quem pode solicitar a desaposentação do INSS?

Essa duvida é uma das mais comuns, após “o que é a desaposentação?”, afinal muitas pessoas ficam com medo de solicitar um desaposentamento do INSS e ser negado e acabar prejudicando seu beneficia.

Se esta é sua duvida saiba que todos aqueles que se aposentaram, porém continuam prestando serviço e desejam que estes anos extras sejam incluídos em seu cálculo do benefício do INSS você deve saber que a desaposentação do INSS é permitida a todas as classes de trabalhadores, sendo pedido apenas que continuem contribuindo para assim poderem aumentar o período de contribuição e, por consequência, aumentaram seu benefício do INSS.

Lembrando que a desaposentação do INSS pode não ser útil para todos, afinal isso somente vale para aqueles que realmente irão ganhar um pouco mais do que recebem em seu INSS atual, por esse motivo é tão importante que você procure um advogado especializado em previdência social antes de fazer sua solicitação da desaposentação do INSS.

Esse beneficio poderá ser usado para aqueles que não conseguem suprir, com o salário que recebem do INSS, as despesas da casa e por isso buscam voltar a trabalhar, não apenas para terem um salário melhor em sua segunda aposentadoria, mas também para ajudar mais na renda da casa.

Como solicitar a desaposentação?

Hoje em dia somente é possível solicitar a desaposentação do INSS por meio de um advogado – de preferencia um que seja especializado em previdência social -, através dele será aberto uma ação que vai solicita a revisão de seu benefício, pedindo dessa forma para levar em consideração as novas contribuições e assim recalcular o valor de seu benefício.

Lembrando que até um tempo atrás a desaposentação do INSS era algo tratado como ilegal, pois não parece correto ao Governo Federal uma mexida na aposentadoria social, por isso todo esse procedimento deve ser averiguado pelo sistema de justiça cuidadosamente.

desaposentação-como-faz-600x414 2019

E por ser um tema ainda novo poucos se arriscam devido a burocracia que poderá ser atribuída, afinal não existe muitas leis que causam isso como um problema e nem como um beneficio para os trabalhadores, tornando assim a desaposentação do INSS um assunto ainda mais delicado e que precisa ser analisado através dos tempos.

    

 

Mais Inscrições e Cadastros em 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *