Prova de Vida INSS – Como Fazer, Agendamento, Prazo

Como fazer a Prova de Vida do INSS 

Para quem é aposentado o INSS é uma grande ajuda, já que por meio dele você vai conseguir  receber a sua aposentadoria quando não possuir mais idade para trabalhar, essas pessoas em sua grande maioria são idosos e por este motivo elas às vezes devem realizar a Prova de Vida do INSS.  

como-fazer-prova-de-vida-do-inss 2019

Para aqueles que estão confusos explicaremos, a Prova de vida INSS tem como função provar que o aposentado pelo INSS ainda está vivo, sendo necessário avisar que isso acontece dentro de um prazo determinado pelo Governo, dessa forma a Previdência Social busca deixar seu sistema mais transparente e mais organizado.  

Por conta desse prazo da Prova de Vida INSS você deve ficar atento para não acabar perdendo o dia, caso você não venha se apresentar na agência do INSS ou no posto marcado durante a duração do prazo saiba que você poderá até mesmo perder seu benefício! 

Compreenda que este corte no benefício não será permanente, já que ele poderá ser restabelecido quando você conseguir normalizar e atualizar seus dados, mas para evitar dores de cabeça será bom que você realize a Prova de Vida INSS dentro da época estipulada pelo Governo.  

Como fazer a Prova de Vida INSS 

Como podemos notar o aposentado ou o pensionista que não se apresentar na época certa corre risco de ter seu benefício pelo INSS suspenso, e por este motivo muitos acabam preocupados em como fazer a Prova de Vida INSS, por este motivo saiba que você poderá ir diretamente ao banco em que recebe o benefício levando seus documentos pessoais. 

Compreenda que deverá ser apresentado um documento oficial com foto, o que significa que você poderá apresentar a RG, Carteira de Trabalho ou até mesmo Carteira Nacional de Habilitação. Entre alguns outros documentos que possam comprovar que é você.  

Se você estiver incapacitado de se locomover saiba então que para fazer a Prova de Vida INSS você vai ter que procurar um cadastrado no INSS ou ter um representante legal para ir em seu lugar na agência da Previdência Social, entenda que isso deverá ser feito antes de você se dirigir ao banco.  

É bom informar que seu procurar ou representante legal deverá se apresentar na agência da Previdência Social com a procuração devidamente assinada, saiba que você poderá baixar um modelo de procuração no próprio site do INSS, ou ela poderá está devidamente registrada no cartório.  

E saiba também que para fazer a Prova de Vida INSS com um representante legal vai precisar de um laudo médico – emitido no mínimo 30 dias – que comprove que o beneficiário não pode se locomover durante aquele período, também valendo para alguma doença contagiosa que o aposentado ou pensionista tenha pegado.  

documentos-para-prova-de-vida-do-inss-600x462 2019

Ainda devemos avisar que o procurar para a Prova de Vida INSS deve apresentar no dia seus documentos de identificação e também dos documentos do beneficiário.  

Agendamento da Prova de Vida INSS 

Vamos explicar de uma forma muito simples: não é necessário que você realize um agendamento para a Prova de Vida INSS, já que basta você comparecer na agência bancária a onde recebe o benefício levando seus documentos.  

Essa fase de agendamento é geralmente dada para os outros benefícios do INSS, como solicitação da aposentadoria, agendamento da perícia do INSS, agendamento do salário-maternidade ou auxílio-desemprego, entre vários outros.  

Caso você esteja em dúvida basta que você entre em contato com a Central de Atendimento do INSS através de seu número de telefone que é, 135 para todas as localidades brasileiras, sabendo que esta ligação poderá somente ser feita de segunda a sábado das 7h até as 22h.  

Prazo para Prova de Vida INSS 

Vale dizer também que o Prazo para a Prova de Vida é algo divulgado ao final do ano e o começo do outro, podendo ser adiando ou antecipado de acordo com a decisão do Governo, por este motivo é sempre bom que você fique atento as notícias envolvidas ao INSS e principalmente a página de informações da Previdência Social.  

Porém não pense que o Prazo para a Prova de Vida é algo que sempre muda, ele acontece geralmente no final do último semestre do ano, apenas em situações especificas que este prazo é adiado ou antecipado.  

Saiba também que você poderá saber o Prazo para a Prova de Vida através da agência bancária na qual recebe ou pela agência do INSS, isso significa que você será formalmente notificado quando estiver se aproximando na época, mas você também tem o direito de saber quando será, então por este motivo lembre-se de perguntar na próxima vez que for na agência bancária.   

prazo-para-prova-de-vida-inss 2019

É importante mencionar que a Prova de vida INSS não vai alterar o valor do seu benefício – nem aumentando-o e nem diminuindo-o – ela tem apenas a função de notificar o sistema da Previdência Social que você ainda está vivo e ainda está recebendo o benefício.  

Mais Inscrições e Cadastros em 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *