PAT – Ministério do Trabalho – Cadastro, Consulta

Consultando o PAT 

 

Para aquele que não conhece o programa PAT é o Programa de Alimentação do Trabalhador, ele foi criado com o objetivo de proporcionar aos trabalhadores brasileiros uma melhor condição de trabalho, sendo então uma ótima oportunidade para melhorar a relação de empregador e empregado. 

consulta-no-pat 2019

Podemos mencionar também que o PAT é uma lei criada no ano de 1976, esta lei priorizava o benefício de alimentação e atendimento para os trabalhadores de baixa renda – isso é aqueles que recebem um valor de até cinco salários mínimos.  

É necessário mencionar que o gestor do PAT é o próprio Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho da Secretária da Inspeção do Trabalho, isso significa que se você quiser se cadastrar no PAT você deve buscar o site oficial do Ministério do Trabalho. Apenas avisamos que o cadastro e a consulta a este programa deverão ser feitos no navegador Internet Explore.  

Isso também significa que se você possuir alguma dúvida sobre o PAT é necessário que você verifique o site do Ministério do Trabalho, pois ali você vai encontrar a seção de informação em relação ao PATEla será encontrada na parte referente a “Fiscalização”, você somente deve clicar na opção do PAT e já vai poder vê-la.  

Como se cadastrar no PAT 

A primeira coisa que você deve possuir é acesso à internet, já que o cadastramento do PAT somente poderá feito por meio dela, com isso em mente busque o site oficial do Ministério do Trabalho e vá até a seção de “Fiscalização”, procure ali a opção PAT e selecione-a.  

Quando você fizer isso vai aparecer em sua tela um pequeno texto informado sobre o programa e um grande botão verde dizendo “PAT Online – Cadastro”, clique nele e se prepare para preencher com seus documentos e informações pessoais os dados. Não podendo esquecer que o sistema online do PAT vai necessitar que seu navegador seja o Internet Explore mais recente, por este motivo é bom que já tenha iniciado esse processo no navegador correto. 

Ao clicar no botão uma nova página vai ser aberta -é por meio dela que você também vai poder consultar o PAT –  como você vai estar se inscrevendo no PAT você deve clicar na opção de “Cadastre-se” para então informar seus dados pessoais. 

É um trabalho muito simples e rápido, porém você deve tomar cuidado para não informar nenhum dado erradamente, por isso tome cuidado enquanto estiver informando o número do seu CPF e o código de segurança, este é gerado automaticamente de forma aleatória. 

cadastramento-no-pat-600x441 2019

Após informar o número de seu documento você deve informar seu nome e o endereço de seu e-mail, e selecionar o grupo de acesso na qual você faz parte. Existem quatro grupos:  

  • Beneficiária: a empresa que concede o benefício ao seu trabalhador; 
  • Fornecedora: a empresa responsável por comercializar as refeições as outras empresas; 
  • Nutricionista: o responsável técnico do PAT devidamente habilitado pelo Governo para participar do programa; 
  • Prestadora: Prestadora de Serviços da Alimentação Coletiva, esta possui a responsabilidade de gerenciar os documentos e informações em relação ao projeto, sejam eles de cartão magnético/eletrônico ou impressos.  

Com isso você deve finalizar seu cadastro no PAT criando uma senha e clicando em “Gravar”. Valendo dizer que esta inscrição é gratuita e poderá ser feita em qualquer época do ano. Alertamos ainda que você não deve dar sua senha e login para terceiros e cuidar para que não a perca. 

Consulta o PAT 

Caso você esteja procurando uma forma de consultar o PAT compreenda que esta função também será feita pela internet e está disponível no site oficial do Ministério do Trabalho, sabendo disso abra então o site no seu navegador Internet Explore.  

Uma vez que tiver feito isso você deve buscar na seção de “Fiscalização” a opção “Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT”, ao clicar ali você vai ser levado para a mesma na qual fez o cadastro, então apenas clique no “PAT Online – Cadastro” e espere a página abrir.  

Você deve compreender que para consultar o PAT você somente deve informar o número do seu CPF e sua senha e ainda o código de segurança, uma vez feito isso você já poderá consultar o sistema do PAT online.  

Se você perdeu sua senha do PAT saiba que poderá recuperar sua senha clicando em “Esqueceu sua senha?”, quando fizer isso você vai poder informar seu número do CPF e um e-mail com uma nova senha vai ser enviada para você.  

pat-recuperação-de-senha-600x314 2019

É bom avisar que você sempre deve manter o seu cadastro no PAT atualizado, isso é dito porque o PAT poderá reduzir um pouco o Imposto de Renda de sua empresa, algo que beneficia muito o empregador, já que além da redução vai possuir uma comprovação de que você está cumprindo com a legislação. 

Mais Inscrições e Cadastros em 2019

  • regras-do-pat-150x150 2019PAT Cadastro – Consulta Consulta ao Programa de Alimentação do Trabalhador Com o objetivo de melhorar as condições de alimentação dos trabalhadores o Governo Brasileiro junto do Ministério do Trabalho criou o […]
  • homolognet-cadastro-150x150 2019Homolognet – Como Funciona, Acesso Utilizando o Homolognet, o novo sistema de rescisão de contratação Se você ainda não sabe entenda que o Homolognet é uma plataforma online utilizada por empresas e empregados, que possui […]
  • oportunidade-para-jovem-150x150 2019Programa Jovem Empregador 2019 – Inscrições, Vagas  Sendo um Jovem Empregador   Conseguir o primeiro emprego é algo muito difícil hoje em dia, por esse motivo existe o Programa Jovem Empregador 2019 do SENAC.   Para aquele que […]
  • bolsa-família-inscrição-atualizada-150x150 2019Bolsa Família – Atualizar Cadastro Atualizando o cadastro no Bolsa Família O Bolsa Família é um dos principais programas sociais disponibilizados pelo Governo Federal com parceria da Caixa Econômica Federal, fornecendo a […]
  • prazo-para-prova-de-vida-inss-150x150 2019Prova de Vida INSS – Como Fazer, Agendamento, Prazo Como fazer a Prova de Vida do INSS  Para quem é aposentado o INSS é uma grande ajuda, já que por meio dele você vai conseguir  receber a sua aposentadoria quando não possuir mais idade […]
  • consulta-pis-caixa-150x150 2019Consulta PIS 2019 Consultando o PIS 2019 O PIS 2019 é o Programa de Integração Social, ele foi criado pelo Governo Federal para beneficiar os trabalhadores do setor privado com benefícios que são […]
  • consulta-conta-inativa-fgts-150x150 2019FGTS Conta Inativa 2019 – Saque, Consulta A consulta as contas inativas do FGTS 2019 Como forma de combater a crise no Brasil o Governo Federal liberou o saque das contas Inativas do FGTS, com isso ele planeja que os cidadãos […]
  • solicitando-revisão-da-aposentadoria-pelo-inss-150x150 2019Revisão de Aposentadoria INSS 2019 – Consulta, Quem Tem Direito  Consultando o benefício do INSS 2019   Um dos benefícios mais conhecido pelos trabalhadores brasileiros é sem dúvidas o INSS, já que ele é a garantia de uma aposentadoria após anos de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *