eSocial – Entrar, Consulta, Acesso
Consultando o eSocial
De uma forma simples podemos explicar que o eSocial é um grande sistema utilizado como meio de comunicação dos empregadores e o Governo Federal, dentro desse sistema os empregadores poderão informar todos os dados relativos aos seus empregados, coisas como folha de pagamento, contribuições previdenciárias, acidente de trabalhos, seus vínculos e muito mais, sendo então uma ferramenta unificada para este serviço.
É bom informar que esta transmissão eletrônica serve principalmente para simplificar os dados que estão ligados as obrigações fiscais de uma empresa, também servindo no campo previdenciário e regulamentação trabalhista, tornando assim um sistema mais transparente e que permite uma melhor funcionalidade para todos os envolvidos.
Com a implantação do eSocial as empresas brasileiras serão obrigadas a se cadastrarem e manter o sistema de dados atualizados, saiba que você poderá contratar um profissional aquedado para representar a sua empresa e realizar então o registro dos dados caso for necessário.
Podemos também informar que o eSocial é uma iniciativa conjunta de vários órgãos estaduais, como a Secretária da Receita Federal do Brasil, Ministério do Trabalho, Instituto Nacional do Seguro Social e a Caixa Econômica Federal. Com isso podemos notar que o eSocial não é um sistema para brincadeiras, então por favor tenha responsabilidade ao utilizá-lo e não tentar enganar o sistema, já que isso será visto como um crime federal e poderá gerar multas extremamente altas ou então a prisão.
Consulta ao Sistema eSocial
A primeira coisa que você deve saber antes de realizar uma consulta ao sistema do eSocial é que você vai precisar fazer isso de forma online e este sistema vai liberar até dez consultas simultâneas, podendo ser assim utilizado pelo empregado, empregador, contribuinte ou outros.
Também vale dizer que a consulta a qualificação cadastral do eSocial será disponibilizada gratuitamente, então se deseja fazê-la saiba que você vai precisar informar o nome completo, data de nascimento, não se esquecendo do número de CPF e do NIS, sabendo também que é necessário o preenchimento de outros tipos de campo dependendo de sua função dentro da empresa.
Acesso ao Sistema eSocial
Uma coisa que você deve compreender sobre o sistema eSocial é que em sua prática você empregador deverá ter a responsabilidade de periodicamente enviar informações para este sistema afim de se manter tudo atualizado sobre sua empresa.
Saiba que este sistema é totalmente seguro, porém o mais importante é que se você deseja acessar o sistema eSocial você deverá tomar cuidado para não errar muitas vezes no momento do login, já que isso poderá bloquear sua entrada e você correrá risco de ser intimado pela própria polícia Federal.
Também avisamos que se você não possuir o acesso autorizado por desejo do proprietário ou por acidente quebrar o sigilo dos dados ali informados você também terá que lidar com a polícia Federal, já que isso será visto como um comportamento malicioso e suspeito.
Pelo sistema do eSocial as empresas poderão recolher e informar o horário de trabalho de seus empregados, comunicação de acidente do trabalho, folha de pagamento, recolhimento para o FGTS, recolhimento da Previdência Social e muito mais informações, também podendo contar com dicas e guias para realizar estas atividades da melhor forma possível.
Por isso ao acessar o sistema do eSocial você deve informar o seu CNPJ, o seu código de acesso e a sua senha cadastrada, tudo isso sendo feito é claro no site oficial do acesso ao eSocial. Quando tudo for corretamente preenchido você poderá então fazer uso dessas informações corretamente.
Sendo também importante alertar que quando for realizar esta atividade faça-a com calma, para assim não acabar errando na informação sobre um trabalhador, já que isso poderá causar uma investigação fiscal em sua empresa o que irá prejudicar muito seu rendimento e sua imagem.
Dessa forma podemos dizer que o acesso ao sistema eSocial é totalmente restrito ao dono da empresa e ao seu funcionário responsável por representá-lo, por este motivo tome cuidado com o que vai informar dentro do site.
Entrar no sistema eSocial
Para fazer login no sistema eSocial você vai precisar acessar a página oficial do eSocial e uma vez lá procurar a opção para login de usuário, informando o número de seu CNPJ e de seu código, não esquecendo de sua senha.
Caso este for seu primeiro acesso ao eSocial você deverá clicar na opção de “Primeiro acesso?” Que se encontra logo abaixo do campo de login, quando você clicar ali vai ser aberto uma nova página para a realização do primeiro acesso, podendo informar seu CPF ou CNPJ, a sua data de nascimento e também o código de verificação disponibilizado na página.
Após o preenchimento de todos estes campos você deve clicar em “Avançar” e seguir com seu acesso ao eSocial, sabendo que isso é totalmente gratuito e poderá ser feito no conforto de sua casa ou dentro de uma sala comercial de sua empresa.
Mais Inscrições e Cadastros em 2024:
Sobre o Cadastro
Reunimos informações para você não perder tempo na hora de se cadastrar em algo. Deseja fazer a sua inscrição? Está no lugar certo! Explicamos um passo a passo atualizado para você obter êxito em sua solicitação.