Revalida Medicina – Como Fazer, Revalidar Diploma

Como revalidar o diploma de medicina

 

Para aqueles que cursaram medicina no exterior e querem exercer a função no Brasil saibam que possui uma forma de você revalidar seu diploma de medicina saiba então que não é um processo tão trabalhoso assim, você apenas deve prestar atenção nas datas para inscrição e para as provas, realizar as avaliações e aguardar o resultado.

revalida-medicina-como-fazer-600x361 2019

É certo que no nosso país não existe uma exigência no mercado de trabalho sobre o diploma ser valido aqui ou não, apenas possuímos algumas exceções para aqueles médicos que desejam conseguir uma carreira pública ou acadêmica.

É valido informar que todos os anos o sistema oficial do INEP costuma lançar editais para revalidar o diploma de medicina daqueles que buscam essa opção, ainda informa que as etapas dessas avaliações costumam ocorrer no segundo semestre do ano, porém a data ficará a critério do próprio INEP.

Compreenda também que somente é divulgado uma nova inscrição para revalida medicina após todo o processo anterior ter finalizado, por conta disso informamos a você que o edital deverá ser lido para que você não acabe confuso ou perdido durante a época e acabe perdendo a vaga.

Quem Pode se Inscrever

Entenda que a inscrição a Revalidação do diploma de medicina poderá ser feita tanto por brasileiros que cursaram o ensino superior em outro país ou estrangeiros naturalizados que estejam no país de forma legalizada.

Também será pedido que seu diploma de medicina seja corretamente oficializado e reconhecido em seu país de origem, ainda não foi especificado uma idade máxima para a inscrição, apenas costuma ser pedido que você seja maior de idade para tal.

A inscrição

Para você que está curioso sobre a inscrição a avaliação para sua revalidação entenda que ela é feita mediante as especificações do edital encontrado no portal da INEP, e essa inscrição terá uma taxa de  inscrição, o que significa que você somente vai poder confirmar sua inscrição após o pagamento dessa taxa.

É importante avisar que para a inscrição no exame de revalidação do diploma será necessário que você envie em formato de PDF seu diploma de medicina digitalizado, sendo que o tamanho máximo do arquivo será de 2MB. Compreenda que não será aceito nenhum histórico escolar, declaração de conclusão de curso ou até qualquer outro documento além do diploma.

prova-de-revalidação-do-diploma-de-medicina-600x340 2019

Também devemos avisar que para que você preencha a inscrição para revalida o diploma de medicina você vai precisar informar alguns dados pessoais e também o endereço de seu e-mail, esse endereço de e-mail é único e a sua senha será de caráter individual, por isso o INEP não vai se responsabilizar caso você acabe informando um deles ou ambos para uma terceira pessoa.

Se por algum motivo você tenha preenchido erradamente algum dos campos saiba que poderá corrigir enquanto o período de inscrição estiver aberto, basta você utilizar o e-mail e a senha para fazer login e então fazer a correção.

Caso você tenha perdido a sua senha saiba então que o sistema do INEP poderá te ajudar, basta você clicar em “recuperação de senha” ou “esqueci minha senha”, preencher com cuidado o campo que irá aparecer e então uma nova senha será enviada para seu e-mail.

Compreenda que somente você é responsável pelo número de inscrição e pela senha, é bom sempre lembrar que quando fizer sua inscrição ao revalida medicina você deverá informar o local que escolher para realizar a prova, todos são escolas federais brasileiras e suas opções e endereços aparecem no edital e também no anexo sobre o exame, por este motivo não deixe de lê-los.

Devemos avisar que para aqueles que estão em nosso país na condição de refugiado e mesmo assim desejam realizar o exame para revalidar o diploma de medicina você também poderá fazer, basta que você comprove sua situação por meio do documento oficial do CONARE. Caso você não possua esse documento quando fizer a inscrição saiba que sua situação será analisada dentro dos criterios legislativos que estará em vigor.

Como é feita a revalida de medicina

Uma questão que deve ser informada é que para revalidar o diploma de medicina no Brasil é necessário duas etapas distintas, a primeira consiste em avaliação escrita. São ao todo duas provas, uma será objetiva com 100 questões de múltiplas e a segunda será discursiva, que é composta por 5 questões discursivas.

Já a segunda etapa costuma ser realizada de forma mais prática, apresentando durante tempo determinado tarefas especificas para que o participante realize, essa avaliação de habilidades clínicas será feita dentro de um conjunto de dez questões práticas.

como-é-feita-a-prova-de-revalidação-do-diploma-de-medicina-600x400 2019

É bom sempre alertar que em ambas as etapas possuirá taxas de inscrição e para fazer a segunda deverá ter feito a primeira, vale também dizer que somente é aberto novas vagas assim que as duas etapas estiverem sido concluídas. Vamos por um exemplo, se a primeira etapa aconteceu no ano de 2017, então a segunda vai ocorrer no ano de 2019, de forma que somente será aberto novas vagas para o exame de revalidação do diploma em 2019, compreendido isso ficará mais fácil para você saber como este sistema funciona.

Mais Inscrições e Cadastros em 2019

  • inscrição-para-encceja-150x150 2019Encceja 2019 – Inscrições, Como Funciona Se inscrevendo para o Encceja 2019    Para aquele jovem ou adulto que não conseguiu completar o Ensino Médio ou o Ensino Fundamental no tempo correto e não possui tempo para cursar o […]
  • bolsa-cursinho-inscrições-abertas-150x150 2019Bolsa Cursinho 2019 – Inscrição  Oportunidade de cursinho em 2019  Passar em uma universidade e conseguir estudar para ter um diploma é algo que muito buscam,  mas para conseguir atingir este objetivo muitos jovens […]
  • cadastro-anvisa-150x150 2019Cadastro Anvisa – Viajante, Vacinas, Febre Amarela Vacinas para viajantes   A Anvisa é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, um dos órgãos vinculados ao Ministério da Saúde, e por esta vinculada ao Ministério da Saúde é por […]
  • poupatempo-agendamento-150x150 2019Poupatempo – Agendamento Fazendo o agendamento na agência Poupatempo O agendamento no Poupatempo pela internet parece ser complicado, cheio de detalhes e muitos não conseguem aceitar muito bem, uns por medo e […]
  • cadastro-bolsa-familia-150x150 2019Desempregado Tem Direito ao Bolsa Família 2019 Os desempregados e o bolsa família 2019 O Bolsa Família 2019 é um dos maiores e mais populares programas de benefício social de todo o Brasil. Criado no ano de 2004 vem auxiliando […]
  • empregos-vagas-150x150 2019Vagas de Emprego 2019 – Cadastro em Vagas Cadastrar Currículo em Vagas de Emprego 2019 Infelizmente o desemprego é uma realidade triste em nosso país. Com a crise econômica e política muitas pessoas em todo Brasil perderam seus […]
  • tinder-fazer-login-150x150 2019Tinder Entrar – Login, Senha  Como fazer um cadastro no Tinder  O Tinder é um dos aplicativos de relacionamento de maior sucesso do mundo todo, com um visual simples e sendo muito fácil de ser utilizado […]
  • visto-de-permanência-do-brasil-150x150 2019Visto de Permanência no Brasil – Emissão Emitindo o Visto de Permanência no Brasil Para aquele que quer saber quem tem direito a solicitar o Visto de Permanência no Brasil saiba que o Governo brasileiro está trabalhando para […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *