Carteira do Idoso – Emissão, Quem tem Direito

Quem tem direito a emitir a Carteira do Idoso

Não é surpresa para ninguém que existem diversos benefícios distribuídos pelo Governo Federal para a população brasileira, e um desses benefícios sociais é destinados para as pessoas acima dos sessenta anos que é a Carteira do Idoso.

carteira-do-idoso-cadastro-600x400 2019

Saiba que ela é valida por todo o território nacional e poderá ser emitida em qualquer cidade do país. Compreenda que ela foi criada junto do Ministério do Desenvolvimento Social e busca facilitar a vida dos idosos.

Graças a elas nossos senhores e senhoras poderão ter acesso a seus direitos, mas especificamente a gratuidade e descontos em determinados serviços. Um bom exemplo disso é a gratuidade na passagem de ônibus.

Outro exemplo, é que em alguns casos você poderá receber até 50% de descontos nos valores das passagens interestaduais. Então se você deseja desfrutar de todo esse beneficio saiba que você vai precisar se cadastrar na Carteira do Idoso.

A Carteira do Idoso

É importante que você saiba que a Carteira do Idoso somente poderá ser distribuída para aquele que já possui ou tem mais de 60 (sessenta) anos. Sendo assim a Carteira do Idoso tem como principal objetivo garantir que as leis de proteção ao idoso sejam cumpridas.

Outra coisa que você deve saber é muitos ônibus prestam serviços de gratuidade para os idosos que possuem uma renda menor ou igual a dois salários mínimos, fornecendo assim passagens gratuitas para ônibus intermunicipais ou interestaduais.

Lembrando que você deverá apresentar um comprovante de renda quando realizar a reserva da passagem, isso é feito para que o beneficio seja distribuído de forma justa, proporcionando assim ajuda a quem verdadeiramente precisa.

Mas saiba que se você estiver utilizando a Carteira do Idoso esse comprovante de renda se torna dispensável, o que faz a Carteira do Idoso um beneficio único para aqueles que precisam.

Já que para ser cadastrado na Carteira do Idoso todos os seus dados pessoais devem já ter sidos comprovados perante a lei. Sem falar que ao viajar de ônibus utilizando a Carteira do Idoso, você ainda terá direito a cadeiras privilegiadas.

E em alguns casos, quando não possuem poltronas especiais para os idosos por exemplo, as empresas ainda podem oferecer cerca de 50% de desconto em suas passagens.

carteira-do-idoso-quem-tem-direito 2019

Evitando assim todos os transtornos e problemas que você poderia ter, mas é sempre bom reservar com uma certa antecedência sua passagem, saiba que o tempo limite é de até seis horas antes da viajem.

Quem tem direito a Carteira do Idoso

Saiba que a Carteira do Idoso somente é emitida após aprovação da Secretaria Municipal, se você deseja se inscrever para a Carteira do Idoso saiba que existe alguns pré-requisitos para se solicitar o documento.

Também é importante avisar que o documento não poderá ser emitido pela Internet, o que faz com que o processo seja todo presencial e um pouco complicado, mas não desanime.

Se você está querendo saber o que é necessário para a emissão da Carteira do Idoso saiba que tudo o que você precisará fazer é ir até o CRAS de sua cidade e se por acaso não existir um CRAS em seu município ou não souber a onde fica, procure então pela prefeitura, levando consigo alguns documentos pessoais.

E estes documentos são o número de seu RG, seu CPF, Comprovante de Residência e se você estiver trabalhando leve qualquer documento que possa comprovar a sua atividade.

Lembrando que a outra exigência para a emissão da Carteira do Idoso é que você possua uma renda mensal de até dois salários mínimos, sendo que você deverá possuir mais de 60 (sessenta) anos.

Cumprindo essas duas exigências você já poderá solicitar a Carteira do Idoso, se ainda possuir alguma duvida ligue para o telefone 0800 707 2003.

A emissão da Carteira do Idoso

Uma coisa que você precisa saber é que a Carteira do Idoso somente é liberada quando o mesmo faz o cadastro para o CadÚnico, que é basicamente o administrador central de todos os programas sociais do Governo Federal.

Então quando você for até o CRAS de sua cidade, ou até mesmo na prefeitura de seu município, informe para qual programa você deseja se cadastrar.

Com esse cadastro a Carteira do Idoso aprovado você vai receber em sua casa a própria Carteira do Idoso, sendo também necessário mencionar que você vai possuir neste momento o número do NIS, que é o Número de Identificação Social.

Caso você já estiver cadastrado no CadÚnico – por causa de algum outro programa social que você recebe – tudo o que irão fazer é verificar seu número do NIS e atualizar para que seja feito este benefício.

inscrição-carteira-idoso-600x399 2019

Saiba que a Carteira do idoso é emitida dentro de um prazo de 90 dias a partir do dia solicitado. Neste tempo de espera você poderá utilizar a Declaração Provisória, que vale por uns 180 dias.

Mais Inscrições e Cadastros em 2019

  • vale-gás-valor-150x150 2019Vale Gás 2019 – Auxilio Gás, Quem tem Direito, Valor Quem tem direito ao Vale Gás 2019 Não é de hoje que o Governo Federal vem criando diversos benefícios sociais para ajudar a população, esses benefícios são em sua grande maioria para as […]
  • brasil-carinhoso-cadastro-150x150 2019Brasil Carinhoso 2019 – Inscrição Inscrição para o Brasil Carinhoso 2019 O Brasil Carinhoso 2019 é um programa social que busca auxiliar as famílias de baixa renda que possuem crianças menores de 6 anos, ele foi feito […]
  • aumento-bolsa-família-150x150 2019Bolsa família 2019 – Reajuste, Valor, Aumento O reajuste no valor do Bolsa Família 2019 O Bolsa Família 2019 é um dos benefícios do Governo mais populares na sociedade brasileira, beneficiando muitas famílias como uma renda extra e […]
  • previdencia-social-150x150 2019INSS 2019 – Inscrição, Previdência Social Inscrição pela Previdência Social do INSS 2019 O INSS 2019 é um grande órgão brasileiro que fornece a todos os ex trabalhadores de carteira assinada um oportunidade de aposentadoria […]
  • inscrição-bolsa-familia-150x150 2019Auxílio do Governo para Baixa Renda Quais são os auxílios do Governo para Baixa Renda Não é de hoje que o Brasil sofre com a desigualdade social, por causa desse mau muitas famílias brasileiras se vem a margem da pobreza e […]
  • cadastro-bolsa-familia-150x150 2019Desempregado Tem Direito ao Bolsa Família 2019 Os desempregados e o bolsa família 2019 O Bolsa Família 2019 é um dos maiores e mais populares programas de benefício social de todo o Brasil. Criado no ano de 2004 vem auxiliando […]
  • bolsa-família-inscrição-atualizada-150x150 2019Bolsa Família – Atualizar Cadastro Atualizando o cadastro no Bolsa Família O Bolsa Família é um dos principais programas sociais disponibilizados pelo Governo Federal com parceria da Caixa Econômica Federal, fornecendo a […]
  • auxilio-funeral-quem-tem-direito-150x150 2019Auxílio Funeral – Quem tem Direito Quem tem direito ao auxílio funeral Existem muitos direitos e benefícios fornecidos aos aposentados e pensionistas do INSS, todos eles giram em torno de apenas um objetivo, fornecer ao […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *