Programa de Medicamentos Excepcionais – Medicamentos 

O que são os medicamentos excepcionais 

É importante saber que os medicamentos excepcionais são medicamentos para patologias especificas, em outra palavra doenças raras ou muito complicadas, o que causa um grande conjunto de regras para a sua distribuição que somente deve ser feita em farmácias especificas.  

como-ter-acesso-a-medicamentos-excepcionais-600x397 2019

Graças a isso podemos dizer que os medicamentos excepcionais são então muito caros e indispensáveis para seus usuários, e por conta disso foi criado então o Programa de Medicamentos Excepcionais que por sua vez é de total responsabilidade da Secretária de Assistência à Saúde. 

Por este motivo foi criado o Programa de Medicamentos Excepcionais, entenda que sua função é proporcionar a compra de todos os remédios que são considerados indispensáveis para as doenças mais difíceis, sendo assim uma forma de ajudar a indústria farmacêutica e também aqueles que dela dependem.  

Sendo então um programa muito importante a todos que estão ligados com ele, tanto os fornecedores, o governo, a indústria farmacêutica quanto os pacientes que necessitam dos remédios excepcionais para o tratamento de sua doença.  

Lembrando que para ter acesso aos medicamentos excepcionais você deverá ter uma receita médica, já que eles somente poderão ser consumidos por pacientes de doenças crônicas ou de patologia mais especifica, sendo também necessário que o médico esteja realizando um acompanhamento do paciente e muitos outros requisitos.  

Dessa forma devemos apenas dizer que o Programa de Medicamentos Excepcionais foi criado na década de 90, funcionando tão bem que foi vinculado com o SUS (o Sistema Único de Saúde). Então se você quiser um desses medicamentos pelo SUS deve apresentar o seu laudo médico a um de seus postos comprovando que realmente necessita desses medicamentos excepcionais.  

Como ter acesso aos Medicamentos Excepcionais 

Se você está buscando conseguir medicamentos excepcionais entenda que em primeiro lugar você vai ter que procurar a Secretária de Saúde de seu Estado para conferir se o medicamento estará disponível pelo SUS.  

Isso acontece porque a maioria dos medicamentos excepcionais são para tratamento ambulatorial, possuindo assim usuários com doenças crônicas, o que acaba sendo um uso vitalício e por conta disso acabam sendo distribuídos gratuitamente, já que se não ocorresse dessa forma as classes mais baixas sofreriam muito com essas doenças.  

tratamento-medicamentos-excepcionais 2019

Compreenda que os medicamentos excepcionais vão ser liberados da Secretária de Saúde ao Estado de uma forma mais antecipada e de forma mensal. Uma vez que são entregues aos Estados, estes são os responsáveis pela distribuição e o controle.  

E já que é algo que é distribuído de acordo com a região saiba então que cada Estado vai possuir sua própria lista de medicamentos excepcionais no site da Rede de Saúde ou Secretária de Saúde daquela Prefeitura, basta então que você busque a informação online e leia com atenção as orientações, já que ali podem explicar os documentos necessários para que você consiga os medicamentos excepcionais.  

Compreendendo que o laudo médico será o documento indispensável para a distribuição dos medicamentos excepcionais, sabendo disso ficará mais fácil para você se preparar para solicitar esses medicamentos tão necessários.  

Os medicamentos excepcionais 

Saiba também que muitos Estados vão disponibilizar nos sites da Secretária de Saúde de sua região o catalogo de todos os medicamentos que são disponibilizados e também avisar sobre a ficha que deve ser preenchida por você, entenda que nem todos vão a possuir, mas aqueles que a possuem deve ser feito.  

Mas também vai existir aqueles que disponibilizam um protocolo clinico para medicamentos excepcionais, então para se ter acesso a eles você deve primeiro observar o site de sua região para saber se vão pedir o preenchimento prévio de algum protocolo ou irão apenas disponibilizar a lista dos medicamentos excepcionais que estarão à disposição do paciente.  

A lista de medicamentos excepcionais costuma ser muito extensas já que serão muitas os medicamentos que estarão sendo disponibilizados, entre eles iremos encontrar os medicamentos para as seguintes doenças: 

  • Anemia Aplástica Adquirida; 
  • Anemia/Leucopenia;  
  •  Anemia de Insuficiência Renal Crônica; 
  • Asma; 
  • Comportamento Agressivo (Exemplo, Transtorno de Espectro do Autismo/TEA); 
  • Diabetes Mellitus tipo 1; 
  • Doença de Alzheimer;  
  • Epilepsia; 
  • Esquizofrenia; 
  • Hepatite Aguda c; 
  • Hepatite Viral Crônica B e C; 
  • Lupos; 
  • E muitos outros.  

Com essas informações já podemos saber os tipos de casos gravíssimos que os medicamentos excepcionais tratam, por este motivo se você sofre de alguma doença crônica (indicada ou não ali em cima) procure seu médico e busque conhecer um pouco mais sobre os medicamentos excepcionais, já que para ter acesso você vai necessitar do laudo do mesmo.  

Caso você ainda não faça um tratamento acompanhado busque iniciar um, isso não vai apenas te ajudar a lidar com as dores, mas também vai te proporcionar uma solução melhor para seu problema.  

programa-medicamentos-excepcionais 2019

Entenda que todo este serviço de distribuição dos medicamentos excepcionais irá ficar a critério da Secretária de Saúde de sua região, passando assim o atendimento especializado aos cuidados do SUS, por isso será necessário que você busque se informar o máximo possível com seu médico e também com o site da Secretária da Saúde de sua região.  

Mais Inscrições e Cadastros em 2019

  • cadastro-na-farmácia-popular-como-fazer-150x150 2019Farmácia Popular – Cadastro O cadastro na farmácia popular    Primeiramente devemos avisar que o cadastro na Farmácia Popular é de grande importância para todos aqueles brasileiros que necessitam de remédios […]
  • orientação-médica-do-samu-150x150 2019Receber Auxílio Médico Emergencial – SAMU O Portal de Serviços SAMU   O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - mas conhecido como SAMU – tem como único objetivo realizar seus atendimento de urgência ou emergência nos […]
  • para-que-serve-o-cnes-e-como-utiliza-lo-150x150 2019Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde Como fazer o CNES    O Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde é uma ferramenta criada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de registrar em um só sistema toda informação […]
  • cadastro-atende-sptrans-150x150 2019Atende SPTrans – Formulário, Solicitar  Com solicitar o Atende SPTrans  O município de São Paulo está sempre buscando melhorar a vida de seus cidadãos, com isso é comum seus governantes criarem um serviço que consiga atender as […]
  • consulta-gratuita-ao-ginecologista-online-150x150 2019Consulta Ginecologista Online – Tirar Dúvidas A consultar online ao Ginecologista é segura?    Muita coisa boa vem com o uso da internet, a proximidade de parentes distantes, a possibilidade de fazer novos amigos, aprender novas […]
  • inscrição-jovem-aprendiz-caixa-150x141 2019Jovem Aprendiz Caixa 2019 – Vagas  Inscrição da Caixa para Jovem Aprendiz 2019  A abertura de vagas para o Programa Jovem Aprendiz da Caixa 2019 é uma grande oportunidade para vários jovens brasileiros que estão buscando o […]
  • programa-do-gugu-particpe-150x150 2019Programa do GUGU 2019 – Inscrições, Quadros Inscrições para os quadros do Programa do Gugu 2019 O Programa do GUGU 2019 é um grande destaque da TV brasileira, sendo um grande programa de entretenimento para todos aqueles que […]
  • cadastrar-milhas-smiles-150x150 2019SMILES 2019 – Cadastrar Milhas, Gol, Latam, Azul  Como cadastrar as milhas no Smiles  Hoje em dia as empresas estão buscando várias formas de fidelizar seus clientes, uma delas são através de sistemas de fidelidade ou programas com esta […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *