Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde

Como fazer o CNES 

 

Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde é uma ferramenta criada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de registrar em um só sistema toda informação dos postos de saúde no país, sendo então um grande banco de dados que contribui para o gerenciamento do SUS e do planejamento para os demais serviços de saúde. 

quais-estabelecimentos-podem-se-registrar-no-cnes 2019

Ele serve então para automatizar a coleta de informações de todos os postos – sejam eles municipais ou estaduais –, mas se engana aquele que pensa que o CNES vai utilizar apenas informações sobre o serviço, ele também coleta informações das equipes de saúde.  

Compreenda que o Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde é um sistema criado para facilitar a retenção de dados, as informações ali colocadas vão ajudar muito não só os especialistas, mas também ao seu estabelecimento.   

Porém entenda que quando você é cadastrado no CNES você poderá possuir alguns auxílios, já que esse cadastro permite que seja dada toda e qualquer ajuda possível para que o estabelecimento continue na ativa.  

Lembre-se apenas de não confundir o Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde com o Cartão Nacional de Saúde, afinal o CNS é dedicado para o profissional na área e o CNES é direcionado apenas para o estabelecimento em questão. 

Quem pode se cadastrar no CNES? 

Uma vez entendido a diferença entre o CNES e o CNS é necessário agora mencionar sobre quais estabelecimentos cadastrar no CNES, é claro que poderemos dar uma resposta mais generalizada, por exemplo, todos os estabelecimentos que prestam assistência médica de alguma forma, porém esta resposta não responde nossa pergunta.  

Por conta desse motivo iremos listas a seguir os estabelecimentos que são aceitos no CNES, eles são: 

  • Consultórios (médicos, odontológicos, psicólogos e etc); 
  • Clínicas e Policlínicas; 
  • Hospitais, Hospitais-Dia e Hospitais Especializados; 
  • Ambulatórios (sejam de escolas, empresas, clubes, etc); 
  • Serviços de fisioterapia, acupuntura, SADAT (Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico). 

Com essa lista podemos observar que os estabelecimentos que podem ser cadastrados no CNES são um número muito grande, e julgar pelo tamanho de nosso país podemos observar também que a quantidade de dados coletados será ainda maior.  

Como se cadastrar no CNES? 

Se você está procurando uma forma de se cadastrar no CNES compreenda que este cadastro é feito no site oficial do CNES, esta página é disponibilizada pelo Ministério de Saúde, e este cadastro deve incluir também os seus dados e os dados de toda a equipe que trabalha ali, também informando sobre o tipo de atendimento e o equipamento médico.  

possuindo-registro-no-cadastro-nacional-de-estabelecimentos-de-saúde-600x402 2019

Quando você iniciar o seu registro no CNES deve primeiro informar se é uma Pessoa Física ou Pessoa Jurídica e ainda confirmar sua situação, além disso deverá informar uma série de dados pessoais não se esquecendo também de informar sobre a sua própria instituição, coisas como os equipamentos médicos utilizados, os dados sobre sua instituição física (endereço, telefone, alvarás, licença do Departamento de Urbanismo, etc). 

É importante mencionar que todas essas informações poderão ser atualizadas no sistema do CNES, essa atualização deve sempre ser feita caso ocorra alguma mudança de qualquer natureza em seu estabelecimento. 

Também é bom mencionar que se você possui uma equipe médica então toda as informações de cada um deverão ser colocadas no sistema CNES, isso significa que desde seus nomes, número completo, o Conselho que pertencem (CRM, CRO, COREN, CREFITO, etc) e o número de registro nestes conselhos, informando ainda se é por vínculo empregatício ou se são profissionais autônomos.  

Ainda devemos avisar que aqueles estabelecimentos que possuem vínculo com o SUS irão informar dados a mais durante seu cadastro no CNES, por isso quando for realizar esse registro faça-o com calma para não acabar preenchendo erradamente nenhum dos dados, já que isso significa perda de tempo e poderá dar uma dor de cabeça ainda maior caso não for resolvido. 

Se você atua em mais de um estabelecimento de saúde deverá registrar todos que participa, independente se é o dono, sócio ou apenas alguém da equipe, seu nome e seu número de registro no CNES deverá constar em cada um deles de forma correta.  

Informações sobre o CNES 

Devemos sempre lembrar que o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde poderá parecer um pouco confuso e até estranho para aqueles que estão se formando agora, porém deve compreender que este sistema contribui muito para o planejamento de saúde no Brasil, ajudando assim o Governo brasileiro a compreender como anda a saúde e os estabelecimentos de atendimento por todo o Brasil.  

Por isso informamos que após todos esses documentos e informações estiverem prontas você deverá procurar o gestor de saúde de sua região, ele será o responsável para te explicar como vai funcionar o CNES, a forma que é feita a fiscalização e também os auxílios que o estabelecimento recebe.  

Saiba também que os documentos e arquivos poderão ser entregues no diretamente na Secretária Municipal de Saúde, e assim que todo esse processo for feito o gestor responsável naquela região vai enfim incluir a numeração do seu cadastro no CNES no próprio site do CNES, o que vai permitir então que o banco nacional possua acesso a todas informações de sua clínica. 

para-que-serve-o-cnes-e-como-utiliza-lo 2019

Vale mencionar que você poderá acompanhar o processo de registro consultando o CNES pelo site segundo as orientações do gestor. Lembre-se sempre que: se você possuir alguma dúvida tire-a com a Secretária Municipal de Saúde ou com o gestor responsável de sua região; ainda vale dizer que você não pode se esquecer de atualizar o seu cadastro no CNES independente da mudança que ocorreu em seu estabelecimento, essa atualização poderá ser realizada no próprio site do CNES.       

Mais Inscrições e Cadastros em 2019

  • cadastro-atende-sptrans-150x150 2019Atende SPTrans – Formulário, Solicitar  Com solicitar o Atende SPTrans  O município de São Paulo está sempre buscando melhorar a vida de seus cidadãos, com isso é comum seus governantes criarem um serviço que consiga atender as […]
  • cadastro-na-farmácia-popular-como-fazer-150x150 2019Farmácia Popular – Cadastro O cadastro na farmácia popular    Primeiramente devemos avisar que o cadastro na Farmácia Popular é de grande importância para todos aqueles brasileiros que necessitam de remédios […]
  • como-ter-acesso-a-medicamentos-excepcionais-150x150 2019Programa de Medicamentos Excepcionais – Medicamentos  O que são os medicamentos excepcionais  É importante saber que os medicamentos excepcionais são medicamentos para patologias especificas, em outra palavra doenças raras ou muito […]
  • consulta-gratuita-ao-ginecologista-online-150x150 2019Consulta Ginecologista Online – Tirar Dúvidas A consultar online ao Ginecologista é segura?    Muita coisa boa vem com o uso da internet, a proximidade de parentes distantes, a possibilidade de fazer novos amigos, aprender novas […]
  • participando-do-enade-150x150 2019Enade 2019 – Inscrições, Resultado  Participando do Enade 2019    Para aqueles que ainda não sabem o Enade 2019 é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes e sua função é medir o rendimento não apenas do estudante mais […]
  • senai-inscrição-150x150 2019Cursos Gratuitos SENAI 2019 – Inscrição Se inscrevendo para os cursos gratuitos do Senai 2019 O Senai 2019 é responsável por oferecer diversas vagas a jovens e adultos que buscam uma melhor qualificação profissional, sendo […]
  • inscreva-senac-150x150 2019Cursos Gratuitos SENAC 2019 – Inscrições Se inscrevendo para os cursos gratuitos do SENAC 2019 Ter uma boa qualificação profissional é uma das exigências principais das empresas na hora de contratar, sem mencionar que eles […]
  • pronatec-inscrições-150x150 2019Pronatec 2019 – Inscrições Inscrições no Pronatec 2019 O PRONATEC 2019 é uma das oportunidades do Governo Federal oferece aos brasileiros para se qualificarem nos estudos e no mercado de trabalho. Um programa que […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *