Cadastro Nacional de Falecidos – Consulta, Certidão de Óbito

Consultando o Cadastro Nacional de Falecidos

 

O Cadastro Nacional de Falecidos é responsável por recolher todos os dados referente a certidão de óbito o que torna uma ferramenta muito útil e prática para aqueles que necessitam utilizá-la, facilitando a vida da família do falecido.

certidão-de-óbito-como-emitir-600x399 2019

O Cadastro Nacional de Falecidos tem a função de informar e organizar todos os dados das pessoas falecidas no Brasil, este sistema vai informar a você se uma pessoa é falecida ou você poderá inscrever alguém que faleceu recentemente.

Sendo então muito importante para todo o sistema Federal do Brasil, afinal uma vez com o registro no Cadastro Nacional de Falecidos a família do falecido poderá conseguir a Certidão de Óbito para então assim dar entrada na pensão por morte, caso ela possuir direito.

É importante que você saiba que graças aos avanços tecnológicos este sistema de Cadastro Nacional de Falecidos é online e a consulta não é gratuita, precisando de alguns dados do morto para ser feita e o resultado não vai demorar muito para ser conseguido.

Saiba também que isso poderá ser feito em qualquer unidade da Receita Federal de sua cidade, ainda deve ser apresentado os documentos que comprovem o falecimento e somente poderá ser feito por parentes mais próximos.

Quem pode fazer a inscrição

É muito importante saber quem pode fazer a inscrição ao CNF já que isso vai indicar o responsável por avisar ao Governo sobre o falecimento de seu cidadão, por este motivo é bom que saiba sobre os dois casos:

  1. Pessoas falecidas com bens a inventariar: inventariante, cônjuge, sucessor de qualquer título.
  2. Pessoas falecidas sem bens a inventariar: o parente da pessoa falecida, poderá ser ele filhos, cônjuge, pais ou familiares.

Compreenda que esta regra é informada no site do Ministério da Fazenda para Receita Federal, então qualquer mudança sobre essas regras será feito por lá, por isso nossa dica é que confira ali quando for realizar o Cadastro Nacional de Falecidos.

Documentos para o cadastro

Uma dúvida grande é sobre o Cadastro Nacional de Falecidos é os documentos que devem ser apresentados para a realização desse cadastro, saiba então que isso é algo muito simples e você somente vai precisar de:

  • Um documento que comprove a necessidade da inscrição;
  • Certidão de Óbito;
  • Documento que comprove a identidade do falecido;

Saiba também que para o falecido que não possui nada para inventariar somente vai precisar levar algum documento que comprove o seu parentesco com o falecido.  Para aqueles que possuam algo a inventariar deve ser apresentado uma documentação que comprove sua identificação.

cadastro-nacional-de-falecidos-consulta-online 2019

Consultando o CNF

Para realizar uma consulta ao Cadastro Nacional de Falecidos você apenas deve apenas apresentar o número do CPF do falecido na unidade da Receita Federal, ou poderá entrar online no site do Cadastro Nacional de Falecidos, sabendo que ali você somente precisa informar o nome completo e selecionar o Estado do falecido.

Saiba também que você também poderá pesquisar sobre o falecido através do número de seu CPF no site, apenas procure a área de “Serviços” e vai encontrar a opção. Podendo ainda realizar a pesquisa de Certidão de Óbito dentro do site do Cadastro Nacional de Falecidos.

A pesquisa de Certidão de Óbito

É bom que você saiba que vai precisar informar uma série de dados importantes para isso, não sendo apenas os dados do falecido, como também os dados daquele que está solicitando. Por isso saiba que você vai precisar informar seu nome completo, telefone e e-mail para contato.

Em relação ao falecido você deverá informar o nome completo, título de Eleitor, RG, o nome dos pais, dia e cidade do óbito, o tipo e o local. Também não se esqueça de avisar sobre o cemitério a onde foi sepultado e se possui alguma observação sobre o estado do morto.

Uma vez feito isso você poderá clicar em “Calcular Orçamento” para que o sistema realize todo o processo de Certidão de Óbito, após isso tome atenção as orientações do site para que você consiga este documento importante.

Informações sobre o CNF Brasil

O Cadastro Nacional de Falecidos somente deve ser feito pelo parente mais próximo que possui as documentações do falecido, esse parente poderá ser o cônjuge, filho ou filha, irmão mais velho ou novo, pais ou até mesmo o guardião legal.

Avisamos que na unidade da Receita Federal totalmente gratuita, porém no site do Cadastro Nacional de Falecidos o serviço de registro será pago, lembre-se então que você somente vai precisar apresentar os documentos de identificação do falecido e os seus, já que seu parentesco deve ser devidamente confirmado.

informações-sobre-cadastro-nacional-de-falecidos-600x397 2019

Devemos avisar também que o site do Cadastro Nacional de Falecidos o valor de sua consulta vai depender da quantidade de documentação que você possuir, por isso fique atento as informações que você vai colocar.

 

 

Mais Inscrições e Cadastros em 2019

  • sistema-online-cadastro-nacional-de-adoção-150x150 2019Cadastro Nacional de Adoção – Consulta  Como fazer a consulta ao Cadastro Nacional de Adoção   Muitas famílias brasileiras pensam em adotar uma criança, esse desejo vem de diversos fatores e seja qual for a motivação aqueles […]
  • visto-de-permanência-do-brasil-150x150 2019Visto de Permanência no Brasil – Emissão Emitindo o Visto de Permanência no Brasil Para aquele que quer saber quem tem direito a solicitar o Visto de Permanência no Brasil saiba que o Governo brasileiro está trabalhando para […]
  • carteira-do-idoso-cadastro-150x150 2019Carteira do Idoso – Emissão, Quem tem Direito Quem tem direito a emitir a Carteira do Idoso Não é surpresa para ninguém que existem diversos benefícios distribuídos pelo Governo Federal para a população brasileira, e um desses […]
  • pronatec-inscrições-150x150 2019Pronatec 2019 – Inscrições Inscrições no Pronatec 2019 O PRONATEC 2019 é uma das oportunidades do Governo Federal oferece aos brasileiros para se qualificarem nos estudos e no mercado de trabalho. Um programa que […]
  • pronatec-inscrições-150x150 2019Cursos Gratuitos PRONATEC 2019 Se inscrevendo para os cursos gratuitos do Pronatec 2019 O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, mais conhecido como PRONATEC 2019, foi um entre os vários programas do […]
  • como-se-aposentar-inss-150x150 2019Aposentadoria INSS – Como se Aposentar Como dar entrada na aposentadoria? Após o seguro-desemprego nenhum assunto é mais preocupante para um trabalhador do que a aposentadoria do INSS, afinal é através dessa ferramenta que os […]
  • cadastro-no-cadúnico-150x150 2019CADÚNICO – Acesso Possuindo acesso ao CadÚnico Se você recebe algum benefício social com certeza já ouviu falar do CadÚnico, mas se não recebe e gostaria de participar saiba que o Cadastro Único para os […]
  • mediotec-cursos-150x150 2019MedioTec 2019 – Inscrições, Cursos As inscrições para o MedioTec 2019 Se você é estudante que está cursando seu ensino médio, mas também gostaria de realizar um curso técnico saiba que isso também foi algo pensado pelo […]

Um comentário em “Cadastro Nacional de Falecidos – Consulta, Certidão de Óbito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *