Bolsa Família – Atualizar Cadastro

Atualizando o cadastro no Bolsa Família

O Bolsa Família é um dos principais programas sociais disponibilizados pelo Governo Federal com parceria da Caixa Econômica Federal, fornecendo a todos que são seus cadastrados um auxílio em dinheiro para poderem gastar com o que quiserem.

atualização-cadastro-bolsa-família-600x337 2019

Sendo preferível quando utilizam o pagamento do Bolsa Família para a área de alimentação ou educação, sendo também aceito quando se trata de saúde.

Compreenda que essa pequena ajuda de custo fornecida pelo Bolsa Família pode sim fornecer ao cidadão brasileiro uma melhor qualidade de vida, mesmo que seja tão pouco.

O programa social Bolsa Família foi criado com o objetivo de erradicar a fome no Brasil, auxiliando assim as famílias que vivem em situação de pobreza ou de extrema pobreza.

Com tudo isso já explicado, podemos então mencionar sobre o recadastramento no Bolsa Família, que deve ser realizado a cada dois anos para que o sistema fique consciente sobre alguma mudança que tenha rolado.

Um bom exemplo disso é o nascimento de mais alguma criança ou o falecimento de um dos membros, afinal o valor do Bolsa Família dependerá da soma da renda de todos os membros que recebem algum tipo de renda com a divisão do resultado dessa soma pelo número de membros que compõem aquela unidade familiar.

Sendo possível então dizer que uma atualização do Bolsa Família é um dever do cidadão, que mantem o Governo Federal informado sobre sua situação atual.

A atualização do cadastro no Bolsa Família

Compreenda que o governo federal organiza anualmente uma relação de dados para um “recadastramento” automático dos seus benefícios sociais, isso acontece de forma superficial.

Então apenas é verificado o cancelamento de algum CPF, um aumento não informado da renda familiar, mudanças de endereço e etc. Isso acontece para que não tenha nenhum usuário mal intencionado utilizando o benefício que deveria servir a população.

É importante que você compreenda que é obrigatório o seu comparecimento para um recadastramento do Bolsa Família, então se você está entre os beneficiados saiba que vai precisar comparecer no CRAS a cada dois anos para atualizar seu cadastro no bolsa família.

Você vai receber em sua casa um recibo para recadastramento no Bolsa Família, quando isso acontecer você deve procurar imediatamente o órgão público mais perto de você que está responsável pelo Bolsa Família, para regulamentar seu cadastro impedindo assim que você tenha seu Bolsa família bloqueado.

bolsa-família-inscrição-atualizada-600x339 2019

Entenda que existe dois tipos de recadastramento do Bolsa Família, a Revisão Cadastral e os usuários que são solicitados para  uma Averiguação.

Saiba que a Revisão Cadastral do Bolsa Família é quando o recadastramento é então exigido pelo Governo para o usuário, fazendo assim uma analise de todas as informações conflitantes que possa ter aparecido em algum momento.

Já uma Averiguação do Bolsa Família é quando os usuários não possuem nenhuma irregularidade superficial ou aparente, mas ainda sim é necessário que haja uma atualização nas informações do cadastro do Bolsa Família. Neste caso é apenas uma demonstração que o cadastro está ficando velho.

 Quando deve ser feito uma atualização no Bolsa Família?

É bom que você entenda que essas atualizações no Bolsa Família são totalmente necessárias, não apenas para “limpar” do programa aqueles que não precisam, mas também para auxiliar ainda mais aqueles que necessitam do programa.

Sendo até mesmo realizado em algumas ocasiões um reajuste no valor do Bolsa Família, para aqueles que tiveram mais crianças agregadas a conta ou apenas já estão com alguns anos no programa.

Devendo sempre lembrar que o programa do Bolsa Família foi feito para auxílio social, o que indica que aqueles que vivem em situações de pobreza e extrema pobreza possam continuar recebendo o benefício e assim melhorando sua qualidade de vida.

Então se você deseja saber quando deve ser feito a atualização no Bolsa Família sabia que o próprio sistema do Bolsa Família vai enviar para a sua casa uma que vai te avisar quando deve fazer sua atualização no cadastro do Bolsa Família.

Sendo também possível saber que através da realização o saque de seu benefício, que é o comprovante de pagamento, e lá vai aparecer “Averiguação” ou “Revisão Cadastral”.

Essas palavras vão sinalizar o tipo de atualização do cadastro do Bolsa Família que você deve realizar.

É também importante dizer que essa informação poderá ser mais detalhada no comprovante de pagamento, que pode informar o prazo que seu cadastro precisa ser atualizado, caso você perca essa data você poderá perder o direito ao benefício.

Então deverá seguir as orientações do comprovante de pagamento, levando até a unidade responsável pelo cadastramento do bolsa família de sua cidade e leve todos seus documentos.

bolsa-família-atualização-cadastro-600x450 2019

Saiba que no comprovante de pagamento também vai indicar o tipo de situação que você se encontra, sendo ela de “Averiguação” ou de “Revisão Cadastral”.

Sabendo disso não perca tempo, reúna seus documentos pessoais e vá até a unidade mais próxima de sua casa para regulamentar a sua situação no Bolsa Família.

Mais Inscrições e Cadastros em 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *