Farmácia Alto Custo – Dispensação

Como receber assistência farmacêutica?

 

Medicamentos de Alto Custo foi um projeto criado pelo Ministério de Saúde para benefício do povo brasileiro, aquele cidadão que for devidamente registrado ali poderá então receber os medicamentos mais caros de forma gratuita, algo que ajuda no orçamento familiar.

farmácia-de-alto-custo-registro 2019

Esse projeto de Farmácia Alto Custo foi criado por que muitos remédios necessários para o tratamento tem um valor muito elevado e isso não bate com a realidade vivida pelo brasileiro, principalmente remédios mais “raros” ou até para tratamento de doenças crônicas.

Apenas avisamos que para receber os medicamentos da Farmácia de Alto Custo deve ser cadastrado no Sistema Único de Saúde, mais conhecido como SUS. Então se você já é cadastrado no SUS procure o posto de saúde mais próximo e se informe ou se ainda não é e precisa realmente do benefício busque então se cadastrar.

É bom avisar que o programa da Farmácia de Alto Custo costuma possuir locais específicos para sua distribuição, o que faz com que avisamos então que tanto a lista de medicamentos quanto a dos locais de distribuição poderão ser encontrados no site de sua Secretária Estadual.

Quem pode receber?

Como avisamos acima somente as pessoas que possuem o Cartão do SUS irão receber os medicamentos da Farmácia de Alto Custo, mas também deve ser dito que este remédio somente será cedido a você com a presença de uma receita médica.

Ou seja, além do número do SUS você também vai precisar possuir a receita médica, esse documento vai comprovar que você realmente necessita de tal medicamento e está fazendo tratamento médico.

Caso você esteja querendo saber quais as doenças que possuem direito de receber o benefício da Farmácia de Alto Custo entenda que elas são bem variadas, sendo então dada prioridade para doenças raras ou de baixa prevalência, também sendo aceito casos crônicos ou prolongados.

É claro que você já deve ter em mãos o diagnóstico de seu médico e já ter recebido a orientação pelo mesmo, sendo necessário que a receita tenha sido emitida por um posto de atendimento do SUS ou por outro hospital público.

Sendo bom informar que no site da secretária de seu Estado poderá informar mais sobre o programa, por exemplo os medicamentos que são distribuídos e também em que locais você poderá se registrar para a Farmácia de Alto Custo.

farmácia-alto-custo-600x398 2019

Documentos para Farmácia de Alto Custo

Para que você consiga receber os medicamentos gratuitamente você vai precisar ser registrado nesse programa de assistência farmacêutica, por isso é bom que você saiba quais documentos devem ser apresentados para seu registro.

O primeiro a ser pedido será uma cópia e a original do documento oficial que comprove sua identidade, podendo ser então a RG ou a Certidão de Nascimento, acompanhado pelas cópias de seu cartão do SUS e do comprovante de residência.

Em relação ao laudo médico, compreenda que ela deve ter sido emitida dentro de um prazo de 60 (sessenta) dias, e a receita médica deve ser apresentada com duas vias – a original e cópia -, essa prescrição do medicamento também deve ter sido emitida dentro de 60 dias.

Avisamos que seu laudo médico vai ser substituto pelo Laudo de Solicitação. Compreenda que este documento deve conter as informações do paciente – descrição do estado clínico, diagnostico, nível de gravidade, tratamentos anteriores e outros – tudo isso tem o prazo de validade de 60 (sessenta) dias.

Em alguns casos poderá ser pedido a presença de exames laboratoriais e exames de imagem, caso seja necessário então coloque em anexo esses documentos junto daqueles que irão ser entregues, compreenda que eles devem ser incluídos no PCDT.

Vale também informar que cada Estado poderá possuir seu conjunto de regras para documentos e prazos para aceitar sua solicitação, por isso sempre sugerimos que procure se informar sobre a Farmácia de Alto Custo dentro das páginas disponíveis por seu Estado.

É claro que pode acontecer de algum remédio solicitado estar em falta, isso somente poderá ser resolvido com os agentes de saúde de sua cidade, em alguns casos eles vão te passar um número de telefone para realizar a ligação.

Valendo dizer que em algumas regiões a dispensação da Farmácia Alto Custo serão aceito as pessoas que pagam um plano de saúde e também recebem acompanhamento particular, como é o caso do Governo do Rio de Janeiro, para este caso somente aqueles consultórios devidamente cadastrados no CNES poderão ter pacientes que recebam esse auxílio farmacêutico.

Porém é informando que você deverá buscar informações de como se registrar na Farmácia Alto Custo sendo paciente de clínicas particulares, lembrando que a regra sobre doenças raras e crônicas continuam as mesmas, apenas poderá ter acesso se você tiver realmente tais problemas de saúde.

farmácia-de-alto-custo-como-receber-600x333 2019

Vale dizer também que todos os medicamentos somente poderão ser pegos com a receita médica, então mesmo que você esteja já registrado e acostumado a conseguir seus remédios naquele lugar não esqueça de apresentar a receita médica.

Mais Inscrições e Cadastros em 2019

  • cadastro-na-farmácia-popular-como-fazer-150x150 2019Farmácia Popular – Cadastro O cadastro na farmácia popular    Primeiramente devemos avisar que o cadastro na Farmácia Popular é de grande importância para todos aqueles brasileiros que necessitam de remédios […]
  • cadastro-atende-sptrans-150x150 2019Atende SPTrans – Formulário, Solicitar  Com solicitar o Atende SPTrans  O município de São Paulo está sempre buscando melhorar a vida de seus cidadãos, com isso é comum seus governantes criarem um serviço que consiga atender as […]
  • como-ter-acesso-a-medicamentos-excepcionais-150x150 2019Programa de Medicamentos Excepcionais – Medicamentos  O que são os medicamentos excepcionais  É importante saber que os medicamentos excepcionais são medicamentos para patologias especificas, em outra palavra doenças raras ou muito […]
  • consulta-gratuita-ao-ginecologista-online-150x150 2019Consulta Ginecologista Online – Tirar Dúvidas A consultar online ao Ginecologista é segura?    Muita coisa boa vem com o uso da internet, a proximidade de parentes distantes, a possibilidade de fazer novos amigos, aprender novas […]
  • pep-como-funciona-150x150 2019PEP 2019 – Inscrições, Como Funciona Fazendo a inscrição para o PEP 2019 O programa de Parcelamento Estudantil Privado – também podendo ser chamado de PEP 2019 – é um programa que tem como único objetivo ajudar os estudantes […]
  • participar-do-casamento-coletivo-civil-150x150 2019Casamento Coletivo Grátis 2019 – Inscrições, Datas, Locais Como se casar pelo Casamento Coletivo    Muitos casais brasileiros possuem um sonho de se casar, uma festa para os noivos e suas famílias, o problema que o custo para esta celebração […]
  • casa-paulista-inscrição-150x150 2019Casa Paulista 2019 – Inscrições, Financiamento Inscrições para o financiamento da Casa Paulista 2019 Não é surpresa para ninguém que possuir a casa própria é o sonho de muitos brasileiros, também não é novidade de conquistar esse […]
  • bilhete-único2019-inscrições-150x150 2019Bilhete Único 2019 – Cadastro, Consulta Saldo Se cadastrando no Bilhete Único 2019 Uma das opções mais conhecidas pelos trabalhadores é o Bilhete Único, um cartão que fornece ao trabalhador um acesso melhor a rende de transporte […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *