ID Jovem – Como Se Cadastrar, Como Funciona, Impressão

O que é e como usar o ID Jovem 

 

Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é um ótimo benefício social que facilita a entrada de diversos jovens em grandes eventos culturais, esportivos ou em salas de cinema dando a eles o direito de pagar a meia-entrada, também permitindo entradas gratuitas ou com algum desconto dependendo do tipo de evento.  

id-jovem-como-se-cadastrar 2019

Sendo assim uma ferramenta de boa ajuda para os jovens brasileiros de baixa renda, já que o objetivo do ID Jovem é permitir que você consiga possuir mais acesso à cultura e a qualquer outro evento social ou não, já que sua entrada poderá receber um desconto de até 50% ou até mesmo gratuita em certas situações. 

Mas se engana aquele que pensa que o ID Jovem vai funcionar apenas para entradas em eventos esportivos e culturas, ele também poderá permitir que você reserve viagens gratuitas de ônibus nas viagens, podendo ser até duas vagas gratuitas, isso também vai incluir comboios ferroviários e até embarcações de serviço interestadual.  

Caso as vagas gratuitas para o ID Jovem nos ônibus de viagens estejam todas ocupadas você vai ter direito a duas vagas com 50% de desconto, mas compreenda que essa vantagem é apenas cedida em caso de viagens interestaduais – ou seja, viagens de um Estado para outro, as passagens para municipais ou dentro de seu próprio município não é válida.  

Como Funciona o ID Jovem 

Antes de informar como funciona o ID Jovem é muito importante dizer que ele vai possuir um período de validade! O que significa que ele tem um prazo de funcionamento, que é 180 dias, após o termino deste período – caso quiser continuar utilizando – você deverá solicitar um novo Cartão ID Jovem. 

É importante dizer que ao solicitar o ID Jovem novamente você vai passar por uma nova análise para saberem se ainda necessita utilizar este cartão, esclarecendo esse detalhe poderemos então explicar como o ID Jovem vai funcionar. 

Quando você possuir seu ID Jovem você vai poder finalmente pagar meia-entrada nos eventos de qualquer categoria e comprar passagens interestaduais gratuitamente, sejam de ônibus, trens ou barcos.  

Com essas vantagens você deve saber que o ID Jovem deve ser apresentado no momento de compra da passagem, sendo que eles devem possuir uma antecedência de até 3h, sabendo que apenas a passagem será gratuita, as demais taxas como taxa de embarque, pedágios e despesas alimentícias serão cobradas.  

Também é importante dizer que a passagem do ID Jovem não poderá ser transferida, uma vez comprada por você somente você poderá utilizá-la. E nem pense que com o ID Jovem a carteira do estudante deixará de ser válida, ambos poderão coexistir já que seus benefícios são diferentes, pois um é focado para o estudante e o outro para o jovem de baixa renda.   

emissão-do-id-jovem-530x600 2019

Como solicitar o ID Jovem 

Após compreender como funciona o ID Jovem você precisa agora saber como vai solicitá-lo, mas uma coisa poderemos afirmar, você não vai possuir muita dor de cabeça, já que sua solicitação poderá ser feita online através de seu computador ou pelo aplicativo para celular do ID Jovem.  

Primeiro você deve já possuir um número do NIS, isso pode ser conseguido se você já for beneficiado de outro serviço social, como exemplo o Bolsa Família. Compreenda então que para possuir um ID Jovem você deve ser um jovem de baixa renda e possuir o cadastro no CadÚnico, algo que você consegue através do CRAS de sua cidade.  

Se você já possuir um você deve apenas procurar o CRAS de sua cidade e informar seu desejo de participar do ID Jovemlevando alguns documentos que comprovem sua identidade e atualiza seu cadastro de vez, com isso você apenas vai precisar esperar até a quarta semana do mês para saber se foi ou não aprovado seu cadastro no ID Jovem 

Dizemos isso porque é na quarta semana que são atualizados todos os dados do sistema do ID Jovemvocê poderá acompanhar sua solicitação através do aplicativo de celular que está disponível para todos os sistemas Android, IOs e Windows Phone.  

Porém é muito importante que saiba que apenas os jovens de 15 a 29 anos podem cadastrar-se no ID Jovemapós essa idade ou anterior a ela seu pedido será negado.  

Como fazer a emissão do ID Jovem  

É bom avisar que você não vai precisar pagar nenhum tipo de taxa para a impressão do ID Jovemjá que isso poderá ser feito dentro do conforto de sua casa – caso possuir uma impressora, sendo também necessário avisar que vai existe duas formas de realizar essa emissão do ID Jovem. 

como-usar-o-id-jovem 2019

Você poderá imprimir através do aplicativo ID Jovem, avisando que este cartão poderá ser utilizado digitalmente graças ao código QR portado dentro dele. Ou poderá utilizar o site da Caixa Econômica Federal, nesta você vai ter a opção de imprimir seu cartão ID Jovem que é totalmente idêntico ao que está no aplicativo.  

 

Mais Inscrições e Cadastros em 2019

  • cadastro-no-cadúnico-150x150 2019CADÚNICO – Acesso Possuindo acesso ao CadÚnico Se você recebe algum benefício social com certeza já ouviu falar do CadÚnico, mas se não recebe e gostaria de participar saiba que o Cadastro Único para os […]
  • inscrição-morar-bem-150x150 2019Morar Bem 2019 – Inscrição Se inscrevendo para o programa Morar Bem 2019 Não seria mentira se dissesse que todo brasileiro sonha com a casa própria, se você moa de aluguel ou tem uma casa, mas ela é muito pequena […]
  • brasil-carinhoso-cadastro-150x150 2019Brasil Carinhoso 2019 – Inscrição Inscrição para o Brasil Carinhoso 2019 O Brasil Carinhoso 2019 é um programa social que busca auxiliar as famílias de baixa renda que possuem crianças menores de 6 anos, ele foi feito […]
  • cadúnico-quem-tem-direito-150x150 2019CadÚnico 2019 – Inscrições, Consulta Inscrições e consulta no CadÚnico 2019 O Cadastro Único 2019 é um sistema de cadastro que o Governo Federal utiliza para administrar as informações daqueles que querem ser beneficiados […]
  • calendario-bolsa-familia-150x150 2019Bolsa Família 2019 – Calendário, Pagamento, Tabela As informações sobre a Tabela de Pagamento do Bolsa Família 2019 O Bolsa Família 2019 é um grande beneficio social criado pelo Governo Federal para combater a pobreza no Brasil, hoje é […]
  • meu-inss-cadastro-150x131 2019Meu INSS – Cadastro, Senha, Consulta Realizando o cadastro da senha e a consulta no Meu INSS O Meu INSS é um sistema online para uso dos beneficiados do INSS, sendo assim o Portal de Serviços da Previdência Social, por esse […]
  • cadastro-bolsa-familia-150x150 2019Bolsa Família 2019 – Inscrições, Quem tem Direito Quem tem direito a inscrição no Bolsa Família 2019 O Bolsa Família 2019 é um dos benefícios sociais mais conhecidos e popular no Brasil, sendo desde sua criação, no ano de 2011, até os […]
  • inscricoes-cnh-social-150x150 2019CNH Social 2019 – Inscrições, Quem Tem Direito Quem tem direito a inscrição do CNH Social em 2019 Se você deseja emitir sua Carteira de Motorista, mas não recursos financeiros para arcar com todas as aulas, exames médicos e provas que […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *