Bolsa Família Recadastramento

Se recadastrando no Bolsa Família

O projeto Bolsa Família foi criado pelo Governo Federal que buscava combater a fome e a miséria do país, com o passar dos anos o Bolsa Família se tornou um dos projetos sociais mais bem-sucedidos e populares de todo o Brasil.

bolsa-familia-recadastramento-600x337 2024

Com isso podemos observar que o Bolsa Família foi criado para auxiliar as famílias que vivem em situação de pobreza e de pobreza extrema, possibilitando a elas conseguirem manter seus filhos na educação básica, fornecendo a eles também ajuda na área de saúde e nas demais áreas básicas de um cidadão brasileiro.

Sendo assim o Bolsa Família trabalha exclusivamente para auxílio daqueles que são seus beneficiários, mas o próprio benefício social possui um período de “validade”, isso é o tempo em que ele poderá auxiliar aquela família.

Compreenda que este tempo é de dois anos, ou sejam por dois anos o Bolsa Família vai ajudar aquela família com uma renda extra até ser necessário que ela faça um recadastramento no Bolsa Família.

É importante dizer também que em alguns momentos esse tempo pode acabar não ocorrendo, isso por que a criança pode estar com baixa frequência na escola, ou o sistema foi notificado que a situação da família melhorou, ou qualquer outra situação semelhante.

Caso um desses for seu caso vá ao Cras de sua cidade, ou até mesmo na prefeitura, e notifique o serviço de assistência social ou o responsável pelo Bolsa Família e veja se ainda vai poder utilizar o benefício, pois as vezes as crianças faltam por causa de doenças ou a situação pode ser facilmente explicada.

Seja como for você terá que fazer o processo de recadastramento do Bolsa Família a cada dois anos e não precisa se preocupar, pois esse procedimento é extremamente simples, não se esquecendo que ele é completamente obrigatório.

como-fazer-recadastramento-bolsa-família-600x396 2024

Regularizando o Bolsa Família

Quando você precisar atualizar ou regularizar seu cadastro no Bolsa Família você vai ser informado por meio de uma carta oficial que será emitida pelo Ministério do Desenvolvimento Social, saiba que você também poderá ser avisado através de um aviso quando for realizar o saque do benefício.

Compreenda que assim que chegar o documento impresso em suas mãos, seja por meio de carta ou aviso no momento de seu saque, você deverá procurar o mais rápido possível o local para fazer seu recadastramento do Bolsa Família, levando consigo os documentos pessoais seus e dos demais membros do seu grupo familiar.

Saiba que essa situação de recadastro não é algo exclusivo do Bolsa Família, ele poderá ocorrer em todos os demais benefícios sociais distribuídos pelo Governo, ou seja, todos os programas do CadÚnico passaram por isso em algum momento e você deverá seguir as orientações que serão passadas para você caso queira se recadastrar neles.

Se recadastrando no Bolsa Família

De forma simplificada tudo o que você precisa fazer para se recadastrar no Bolsa Família é ir até a prefeitura de seu município ou no CRAS de sua cidade e levar seus documentos, quando chegar lá solicite com educação o recadastramento no programa social.

Entenda que você deverá avisar sobre mudança de endereço, escolaridade da criança, se ocorreu alguma mudança de emprego de algum dos membros ou se ele ficou desempregado, se houve morte ou nascimento, entre outras coisas que será necessário dizer e que poderão te perguntar.

Saiba que os documentos para recadastramento são:

  • O CPF ou o Título de Eleitor do responsável;
  • Comprovante de Residência, sendo aceito conta de luz, água, telefone e gás;
  • Comprovante da matricula da criança, para as famílias que possuem;
  • Os documentos de identificação de todos os membros da família que estão informados em seu Bolsa Família.

Você também vai ter que apresentar o número de telefone, seja fixo ou móvel, para continuar o recadastramento. Entenda que é por meio disso que o sistema poderá entrar em contato com a família e saber o que eles precisam ou se houve outra alteração.

Também sendo importante alertar que esses documentos pessoais dos demais membros familiares que serão apresentados são: CPF, RG, Certidão de Nascimento, Casamento ou a Carteira de Trabalho.

Se você por acaso não se recadastrar no Bolsa Família saiba então que vai automaticamente bloqueando o benefício, ou seja, você mesmo vai está impedindo que receba o benefício de renda extra.

Caso não queria perder seu benefício social é aconselhável que você realize seu recadastramento no Bolsa Família assim que receber o aviso, então se este for seu caso junte os documentos e vá ao órgão responsável pelo cadastramento do Bolsa Família de sua cidade.

recadastramento-bolsa-família-600x398 2024

Apenas é dito que apenas terá direito a se recadastrar no benefício aquele que se que se encaixar no programa, como as famílias que vivem em situação de pobreza e possuem crianças de 0 a 17 anos ou gestantes em sua família. Também sendo aceita aquelas famílias que vivem em situação de pobreza extrema.

 

CadastroSobre o Cadastro

Reunimos informações para você não perder tempo na hora de se cadastrar em algo. Deseja fazer a sua inscrição? Está no lugar certo! Explicamos um passo a passo atualizado para você obter êxito em sua solicitação.

Se gostou, curta e compartilhe: