Acervo do Arquivo Nacional – Consulta, Registro
Consultando o Acervo do Arquivo Nacional
Criado como um órgão subordinado ao Ministério da Justiça e Cidadania, o Acervo do Arquivo Nacional tem como função principal guardar, preservar e disponibilizar documentos públicos e privados, sendo então um meio para que os cidadãos brasileiros consigam comprovar seus direitos ou realizar pesquisas nas mais diferentes áreas.
Falamos de pesquisas por que o Acervo do Arquivo Nacional é uma grande fonte para trabalhos monográficos, filmes, documentários, teses, dissertações, livros, séries televisivas, campanhas publicitárias e muito mais.
Isso se dá principalmente pelo fato que o Acervo do Arquivo Nacional possui arquivos do século XVI ao sec. XXI, ou seja, os documentos lá encontrados podem ser desde a Lei Áurea até imagens do movimento da Agência Nacional, esses são apenas exemplos do que você poderá encontrar lá.
Para a nossa felicidade poderemos consultar o Acervo do Arquivo Nacional acessando seu site oficial, tudo isso de forma gratuita, basta que você possua acesso à internet que poderá fazer sua consulta até mesmo pelo celular ou tablet.
Registro no SIAN
Antes de você acessar a página do Acervo do Arquivo Nacional devemos avisar que para ter acesso a este serviço de consulta você precisa ser registrado no SIAN. Esse registro poderá ser feito tanto por brasileiros quanto por estrangeiros, é apenas pedido que tenha mais de 18 anos.
Quando você se registra no SIAN você concorda com os Termos de Uso, regras para o acesso e também aceita as responsabilidades de uso do sistema. Saiba que existe duas formas de cadastro no SIAN, a presencial na Sala de Consulta ou pela internet, ao acessar o site do Arquivo Nacional.
Na Sala de Consulta o seu registro no SIAN será feito com a apresentação de seu CPF e documento de identificação com foto, para os estrangeiros você precisa apenas aprpenas apresentar o passaporte.
Se você quer efetuar seu registro no SIAN no site do SIAN ( http://sian.an.gov.br/sianex/consulta/login.asp ) e então informar seus dados para a consulta. Devemos mencionar que menores de 18 não podem ser registrados no SIAN sem a presença de seu responsável, mas apenas em casos de pesquisas.
Após esse registro você poderá consultar o Acervo do Arquivo Nacional sem nenhum problema, apenas seguindo as regras de cada área das opções para consulta.
Consultando o Acervo do Arquivo Nacional
Como podemos observar a consulta do Acervo do Arquivo Nacional poderá ser realizada através da internet, basta que você acesse a página oficial do Acervo do Arquivo Nacional e clique em “Consulta de Acervo”.
Após clicar em “Consulta de Acervo” vai aparecer várias opções, como Instrumento de Pesquisa, Acervos mais Consultados, Base de Dados, Biblioteca, Midiateca, Acervos Interditados, Acervos Privados e Tutoriais. Escolha uma das opções para começar sua consulta ao Acervo do Arquivo Nacional.
Apenas deve compreender que dependendo do tipo de pesquisa você poderá utilizar o acesso presencial – que é feito no prédio do Rio de Janeiro – ou por e-mail, como é o caso da Biblioteca do Acervo do Arquivo Nacional.
Algo que poderá soar um pouco confuso para aquele que não está acostumado, por este motivo iremos avisar que os tutoriais do Acervo do Arquivo Nacional estão ali para dar esse apoio e você também vai poder contar com o número de telefone, o número de telefone é (+55 21) 2179 – 1257 – para informações sobre o funcionamento – ou pelo (+55 21) 2179 – para informações de agendamento e atendimento presencial – 1235, porém não é permitido consultar por meio dessa ferramenta.
Saiba que em alguns casos você poderá utilizar o e-mail para fazer a solicitação de acesso ao Acervo do Arquivo Nacional, esse tipo de consulta é realizado quando você procura a Biblioteca ou os Arquivos Nacionais, sabendo disso avisamos que o Endereço de e-mail é: [email protected].
Uma outra opção de consulta ao Acervo do Arquivo Nacional é ir presencialmente ao Atendimento que fica no Estado do Reio de Janeiro, o endereço é: Praça da República, 173, Centro – Rio de Janeiro. Seu horário de funcionamento é de 7:30 às 19:30, porém somente será permitida a entrada até as 18:30.
São vários tipos de documentos disponibilizados, como fotografias, recortes de jornais, bilhetes, cadernos de anotações, prêmios, relatos de pesquisa, além de discos, livros e filmes. Dessa forma você terá uma vasta opção de fontes para a sua pesquisa.
Essa quantidade de material vem justamente da função do Acervo do Arquivo Nacional de proteger e guardar os arquivos, que muitas vezes são recebidos por doações. Apenas saiba que se você for acessar esses arquivos presencialmente deverá tomar cuidado para não estragar nenhum deles, e por ser apenas permitido a visita presencial no Estado do Rio o acesso pela internet é muito mais procurado.
Essa opção de consulta online do Acervo do Arquivo Nacional está aberta para todo o Brasil e também para estrangeiros, de forma que possibilita um acesso mais rápido e fácil para a sua pesquisa.
Mais Inscrições e Cadastros em 2024:
Sobre o Cadastro
Reunimos informações para você não perder tempo na hora de se cadastrar em algo. Deseja fazer a sua inscrição? Está no lugar certo! Explicamos um passo a passo atualizado para você obter êxito em sua solicitação.