Pronaf 2019 – Inscrições

Inscrições no Pronaf 2019

O Pronaf 2019 pode ser visto como o Plano Safra Plurianual da Agricultura Familiar, atualmente o Pronaf 2019 trabalha com mais clareza e possui uma gestão bem mais organizada do que antigamente.

pronaf 2019

Seus administradores se comprometem de a cada ano trabalhar ainda mais para garantir novas conquistas perante o Governo Federal, dessa forma podemos tirar a característica plurianual.

Antes do ano começar eles já estarão programas com todos os programas que irão compor e também quais serão as linhas de crédito que vão se encaixar nestes prazos. Esses e muitos outros assuntos são debatidos perante a Pronaf todos os anos enquanto realizam sua organização plurianual.

O Pronaf 2019 é um programa voltado para financiamentos de projetos que ajudem a gerar renda para os agricultores e suas famílias, utilizando para isso juros reduzidos e muito mais, tornando-se assim o Pronaf 2019 uma importante ferramenta de apoio ao desenvolvimento rural, tornando ele mais sustentável não só a população mais a todo meio ambiente.

Saiba que o maior objetivo da Pronaf 2019 é estimular a criação de renda e melhorar ainda mais a mão de obra familiar utilizando o financiamento de atividades dos serviços rurais, agropecuários e não agropecuários.

Dessa forma podemos entender que o Pronaf 2019  trabalha para o maior desenvolvimento rural de todos aqueles  que estão envolvidos por meio de financiamento, fornecendo então juros baixos e outros tipos de prestações de serviço que estão incluídas no meio rural.

Os beneficiários do Pronaf 2019

Se você deseja saber quem pode se cadastrar no Pronaf 2019 saiba que a lista é um pouco longa, isso por que o programa realmente busca auxiliar os agricultores e seus familiares a conseguirem um melhor desenvolvimento social e econômico.

Então saiba que todos os agricultores e seus familiares, junto dos que são beneficiados pelo Programa Nacional de Reforma Agrária e o Programa Nacional de Crédito Fundiário poderão fazer o cadastro para o Pronaf 2019.

Saiba que na lista das pessoas que podem se candidatar ao Pronaf 2019 também encontramos os pescadores artesanais, os aquicultores, silvicultores, quilombolas, indígenas, extravistas, outros povos tradicionais e empreendimentos familiares rurais ou pertencente a pessoas jurídicas.

Também serão aceitos organizações de público como Cooperativas e Associações.

Tudo o que você precisa fazer é se enquadrar no DAP, a Declaração de Aptidão ao Pronaf.

pronaf-inscrição 2019

A Declaração De Aptidão ao Pronaf 2019

Saiba que o DAP é o principal documento para a identificação do Agricultor Familiar e poderá facilitar seu acesso a diversas outras formas de beneficio e politicas públicas.

Exigências para o DAP:

  • A DAP somente será emitida em seu município;
  • Seu empreendimento rural deve ser a principal atividade econômica de sua família;
  • Deve atender ao limite de renda bruta anual familiar de R$ 360.000,00;
  • Ter mais de 50% da renda bruta da família de origem rural;
  • Trabalhar, predominantemente, com a mão de obra familiar para a exploração do estabelecimento;
  • Ter ligação ou edificação histórica com o rural;
  • Explorar parcela de terra na condição de proprietário, arrendatários, parceiros, meeiros, posseiros, assentados e usuários de áreas públicas, não ultrapassando o quatro módulo fiscais.

Lembre-se sempre que: O DAP principal vai ser utilizado para a identificação da unidade familiar de produção rural e o DAP acessória será utilizado para a identificação de filhos, jovens e mulheres agregadas à determinada Unidade Familiar de Produção Rural, que por sua vez está ligada ao DAP principal.

Pronaf 2019: Documentos para a emissão do DAP

É obrigatória a presença dos seguintes documentos para a realização do cadastro no DAP:

Em caso de uma Unidade Familiar de Produção Rural, dirigido à pessoa física, vai precisar ser apresentado o seu CPF e as identidades de todos os seus membros familiares, em alguns casos também será necessário à apresentação de outro documento. Mas isso eles mesmo irão te explicar como.

Pronaf 2019: Custeio

Como você já deve ter notado o Pronaf 2019 financia os agricultores e não agricultores em sua rotina de industrialização ou de comercialização, sendo oferecido para cada linha de produção um tipo de juros e limites para melhor administração do beneficio.

Sendo assim os juros poderão variar de 2,5% a 5,5%, mas não se preocupes, todos os juros apenas serão cobrados de acordo com o tipo de contrato que você vai possuir. Então basta seguir todas as orientações para que não fique perdido.

Valendo lembrar que o Limite do Crédito de Custeio serve ao agricultado como uma forma de obter um segundo crédito, permitindo até mesmo que ele consiga um novo crédito de custeio dentro do mesmo ano agrícola.

Para uma produção na “safrinha”, isso tudo sem precisar liquidar o débito anterior.

pronaf-inscrição 2019

Existe também o Pronaf Mulher 2019, que fornece uma linha de crédito especial para as mulheres agricultoras, independente de seu estado civil. Esta linha de crédito do Pronaf Mulher 2019 fornece a todas as suas beneficiarias um investimento seguro e fácil dedicado apenas para as mulheres agricultoras.

Também existindo o Pronaf Jovem 2019, que fornece financiamentos com juros ainda baratos para os jovens conseguirem trabalhar ou gerar uma renda para a sua família.

Mais Inscrições e Cadastros em 2019

3 comentários em “Pronaf 2019 – Inscrições

  1. Prezados senhores.
    Bom dia.

    Tenho uma propriedade de 2,5ha e a 2 anos venho plantando árvores frutíferas associada ao plantio de feijão, milho e mandioca. Tomei conhecimento do programa Pronaf com suas linhas de crédito para a agricultura familiar e gostaria de participar do mesmo.
    Sou residente na zona rural da cidade de Parnaíba-Pi e gostaria de receber informações de como me cadastrar no referido programa. Isto é: endereço em que possa fazer o cadastro ou registo.
    Agradeco.
    Antonio Francisco de Carvalho Aragão;

  2. Tenho noticias que o programa Pronaf tem atendido a muitos agricultores familiares e com isso melhorado a renda de muitas famílias brasileiras;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *