Prouni 2019 – Inscrições, Nota de Corte

Se inscrevendo no Prouni 2019

O Programa Universidade para Todos, ou simplesmente Prouni 2019, abre suas vagas para o ano de 2019 a todos os interessados em concorrer a bolsas de estudo em instituições de ensino particulares.

prouni-inscrição-2019 2019

Saiba que o Prouni é um dos projetos criado pelo Ministério da Educação, seu nascimento ocorreu no ano de 2005 e costuma oferecer bolsas parciais, de 50% da mensalidade, ou bolsas integrais, que cobre 100% da mensalidade.

Compreenda que para participar do Prouni 2019 é necessário que você faça o Enem do ano anterior, pois é com o número de inscrição do Enem é que você poderá ser avaliado e selecionado para a instituição que deseja, isso acontece por que eles utilizam a sua nota do Enem para realizar essa seleção.

O Prouni 2019 é totalmente voltado para os estudantes brasileiros que ainda não possui um diploma de ensino superior. Saiba também que o sistema Prouni 2019 costuma abrir vagas duas vezes ao ano, uma no primeiro semestre e a outra no segundo semestre, em ambos os casos as exigências e a forma de inscrição no Prouni 2019 são as mesmas.

Sendo interessante mencionar que para ambos os tipos de bolsas terá algumas regras que devem ser seguidas, elas envolvem principalmente a renda familiar, isso é feito para que o sistema Prouni 2019 consiga administrar melhor as vagas que serão distribuídas.

Quem pode se inscrever no Prouni 2019?

Mas antes de fazer sua inscrição ao Prouni 2019 é necessário que você saiba algumas coisas sobre o programa, como o requisito para se inscrever no Prouni 2019.

Se você ficou preocupado saiba que a primeira coisa pedida para fazer a inscrição no Prouni 2019 é que o participante tenha feito o Enem no ano anterior ou do ano de 2010 em diante, é apenas através das notas do Enem que você poderá ser selecionado para o curso que almeja.

Após isso você deve saber que será necessário que você tenha estudado o Ensino Médio todo em escola de rede pública, ou em uma instituição privada, porém para isso você deve ter estudado ali como Bolsista Integral.

Podendo ser aceito também aqueles estudantes que estudaram parte de seu Ensino Médio em colégios públicos e a outra parte em particulares, ainda na condição de bolsista integral na instituição de ensino privado.

estudar-pelo-prouni 2019

Saiba que o Prouni 2019 também aceita o cadastro das pessoais que possuem algum tipo de deficiência, também vão dar prioridade a professores de rede pública de ensino que estejam exercendo sua função. Apenas saibam que essas bolsas são exclusivamente para cursos de licenciatura e não irão precisar apresentar comprovante de renda.

Saiba também que para concorrer as bolsas integrais do Prouni 2019 será necessário que você apresente uma renda mensal familiar bruta de até um salário mínimo e meio por pessoa. Caso você estiver interessado nas bolsas parciais do Prouni 2019 você deverá apresentar como renda mensal familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa.

Inscrição no Prouni 2019

Como podemos observar o Prouni 2019 é um programa feito para auxiliar a educação dos brasileiros, fornecendo assim suas vagas para aqueles que ainda não possuem diploma de ensino superior ou para aqueles que já possuem e querem se especializar mais, como é o caso dos professores.

Agora que você já sabe quem pode se inscrever no Prouni 2019, já podemos tratar do processo de inscrição do Prouni 2019, ele é bem simples e tudo o que você precisa fazer é ficar atento as informações disponibilizadas no cronograma oficial do Prouni 2019, esse cronograma estará disponível na própria página oficial do Prouni e vai informar os dias para inscrição, resultado, segunda chama e vagas remanescentes.

Sabendo disso ficará mais fácil para você saber quando fazer a inscrição do Prouni 2019, tudo o que você precisa agora é entrar no sistema Prouni, uma página online e totalmente gratuita disponibilizada pelo Mec, e iniciar seu cadastro informando seu Número do Enem.

Após isso você somente vai ter que preencher alguns campos com seus dados pessoais e os dados de sua família, o processo é simples e você poderá fazê-lo rapidamente, basta que preste atenção nas informações que serão solicitadas.

Com todos os campos devidamente preenchidos você deverá escolher as opções de curso e instituições, serão duas opções, você poderá escolher uma ou duas e depois disso terá que esperar até o dia marcado para saber o resultado.

Saiba que você poderá imprimir o comprovante de inscrição  quanto tiver finalizado sua candidatura e entenda que fazer sua inscrição no Prouni 2019 não irá garantir nenhuma vaga como bolsista, por isso atento a nota de corte.

Nota de Corte Prouni 2019

Se você não sabe o que é a nota de Corte do Prouni 2019 compreenda que ela será a nota que ela é uma ferramenta utilizada para selecionar os candidatos que irão ganhar as bolsas de estudo o Prouni 2019.

Por exemplo, a nota de curte do curso de Engenharia Ambiental, ele tem como nota de corte 697 pontos, o que significa que aquele estudante que tirou menos que aqueles pontos não participará da seleção para o curso.

Compreenda que a nota de corte do Prouni 2019 somente começa a ser calculada após o segundo dia de inscrições do Prouni 2019, por que assim já dá para calcular a média das notas daqueles alunos interessados.

nota-de-corte-prouni 2019

Agora que você já sabe sobre as notas de corte do Prouni 2019 entenda que o resultado do Prouni 2019 somente será informado dentro do próprio site, então não fique esperando que liguem para você ou mandem um e-mail, entre no dia correto para saber o resultado do Prouni 2019.

Mais Inscrições e Cadastros em 2019

  • prouni-vagas-remanescentes-150x150 2019Prouni 2019 – Vagas Remanescentes Se inscrevendo para as vagas remanescentes do Prouni O Prouni 2019 é uma ferramenta voltada para o ensino superior criado pelo Governo Federal e o Mec, seu principal objetivo é fornecer a […]
  • inscrição-para-encceja-150x150 2019Encceja 2019 – Inscrições, Como Funciona Se inscrevendo para o Encceja 2019    Para aquele jovem ou adulto que não conseguiu completar o Ensino Médio ou o Ensino Fundamental no tempo correto e não possui tempo para cursar o […]
  • bolsa-cursinho-inscrições-abertas-150x150 2019Bolsa Cursinho 2019 – Inscrição  Oportunidade de cursinho em 2019  Passar em uma universidade e conseguir estudar para ter um diploma é algo que muito buscam,  mas para conseguir atingir este objetivo muitos jovens […]
  • inscrições-bolsa-universitária-ovg-150x150 2019Inscrições OVG 2019 – Bolsas de Estudo Inscrições para bolsistas da OVG em 2019 Muitos jovens sonham com um ensino superior e todos os anos este número aumenta ainda mais, mas infelizmente não são todos que possuem condições […]
  • senai-quem-pode-se-inscrever-cursos-grátis-150x150 2019SENAI 2019 Cursos Gratuitos – Inscrições, Vagas Se inscreva para os cursos gratuitos do SENAI 2019 Já pensou em começar o ano estudando em uma das maiores instituições de curso técnico e profissionalizantes de todo o Brasil? E ainda […]
  • sisutec2019-vagas-remanescentes-150x150 2019Sisutec 2019 Vagas Remanescentes Se inscrevendo para as vagas remanescentes do Sisutec O Sisutec 2019 é mais um dos programas criados pelo Ministério da Educação e Cultura ( o MEC), ele é totalmente voltado para o […]
  • educa-mais-brasil-inscrição-150x150 2019Educa Mais Brasil 2019 – Inscrições, Bolsas Se inscrevendo nas bolsas do Educa Mais Brasil 2019 O programa Educa Mais Brasil 2019 não é um programa governamental! Ele é uma iniciativa de uma empresa privada que fornece a alunos uma […]
  • fies-inscrição-150x150 2019Fies 2019 – Inscrições, Quem tem Direito Como se inscrever para o Fies 2019 Todos os anos, no Brasil, cresce o número de jovens e adultos que gostariam de cursar o Ensino Superior, mas a demanda é grande demais para as […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *