Salário Maternidade 2019 – Quem Tem Direito, Valor, Agendamento

Como solicitar seu Salário Maternidade 2019 

Salário Maternidade 2019 é um importante benefício cedido as trabalhadoras brasileiras em condição de gestante, dando a elas um auxílio financeiro durante seu período de gestação, permitindo assim que elas consigam se manter financeiramente durante essa época tão delicada.  

salário-maternidade-como-conseguir 2019

Sendo importante alertar que o Salário Maternidade foi criado pela Receita Federal para evitar deixar a mãe e seu bebê desamparados em um momento tão delicado, afinal de contas a época da gestação o que a mulher menos precisa é se preocupar com a área financeira.   

É importante dizer que o Salário Maternidade 2019 também será cedido as domésticas e não apenas para aqueles que contribuem regulamente para a Previdência Social, mas também é bom informar que este benefício pode ser disponibilizado também aquelas que adotaram uma criança recentemente.  

Entenda que o valor Salário Maternidade 2019 vai ser o mesmo valor de seu salário, lembrando que aquela que trabalha em dois locais ou mais – como uma empregada doméstica por exemplo – vai ter então o salário mínimo da soma total desses serviços. 

Uma coisa que devemos informar é que você não pode confundir o Salário Maternidade 2019 com o salário família, já que vão se tratar de dois benefícios diferentes e por isso não devem ser comparados ou usados como um só.  

Quem tem direito ao Salário Maternidade 2019? 

Uma das questões que sempre acabam causando dúvidas é quem tem direito ao Salário Maternidade 2019Caso está também for sua dúvida saiba então que esta questão é fácil de se resolver, já que você apenas vai precisar conhecer algumas pequenas regras, entenda que essas regras são importantíssimas e você vai precisar se encaixar dentro de seu perfil para ter direito ao Salário Maternidade 2019. 

É necessário que você compreenda que o benefício do salário maternidade 2019 vai ser destinado a diversos casos, o primeiro é o mais obvio, que são para as mulheres grávidas. Mas saiba que para ter esse benefício cedido você deve estar no oitavo mês de sua gestação e deve apresentar um laudo médico, esse documento vai apenas certificar que você está no oitavo mês de sua gestação. 

Caso você já tenha dado à luz saiba que o auxílio maternidade 2019 também poderá ser liberado, para solicitar este auxílio após o nascimento de seu bebê basta que você leve os documentos que comprovem sua situação e também uma cópia da certidão de nascimento da criança.  

Existe também o caso de recebimento de guarda de uma criança ou adoção, então saiba que para este caso especifico você também poderá entrar com a solicitação do Salário Maternidade 2019, apenas saiba que vai precisar da Certidão de Nascimento da criança e o documento oficial que comprove que a guarda dela é sua.  

É bom que você saiba que desempregada também tem direito ao salário maternidade 2019, então se você se encontra nesta situação vá a uma agência do INSS levando seus documentos e a Certidão de Nascimento, já que para este caso o bebê já deve ter nascido, não podendo então ter recebido antes.  

salário-maternidade-valor-duração-600x366 2019

Valor do Salário Maternidade 2019 

Agora que você já sabe quem tem direito a este benefício você precisa saber duas coisas importantes sobre o salário maternidade 2019 o valor e duração, já que ambos vão te ajudar por um período de tempo a criar seu filho, por isso é necessário que você preste bem atenção nestes detalhes.  

Então é bom que você saiba primeiro que a duração do auxílio maternidade 2019 costuma ser de 120 dias – o que é correspondente a quatro meses, após este breve período você vai retornar ao trabalho normalmente.  

É importantíssimo que você entenda que no caso de adoção o auxílio maternidade somente vai ser liberado caso a criança tenha até 12 anos de idade, passando esta idade limite você não terá mais direito algum sobre o salário maternidade 2019.  

Agora que você entende um pouco sobre a duração do auxílio maternidade 2019 você deve entender que o valor de seu benefício será igual ao seu salário líquido que você recebe estando empregada, apenas alertamos que haverá casos especiais: 

  • Para as trabalhadoras de forma “avulsa” a Previdência Social vai liberar sua renumeração de acordo com o último valor que você recebeu como salário; 
  • E em caso de uma trabalhadora autônoma seu salário maternidade vai ser a média dos últimos 12 meses trabalhados; 
  • A também aqueles que contribuem de forma obrigatória para a Previdência Social, neste caso o salário vai ser de um salário mínimo.  

Agendando atendimento 

Para aquelas que desejam saber como agendar o atendimento para solicitação do salário maternidade 2019 saiba que isso também vai depender um pouco de sua situação, por exemplo, para aquelas que trabalham em uma empresa com Carteira de Trabalho assinada, basta se apresentar no RH da mesma e solicitar o benefício.  

É importante avisar que nesta situação você poderá receber o benefício no oitavo mês de sua gestação ou 28 dias antes do parto, este é cedido para aquelas que marcam uma cesariana.  

Caso sua situação for de uma mãe desempregada você poderá solicitar o auxílio maternidade 2019 dentro de um posto de serviço da Previdência Social de sua cidade, sendo necessário que a mãe tenha trabalho até 14 meses e meio anterior ao parto.  

salário-maternidade-agendamento-600x353 2019
Pregnant

Após o recebimento da guarda ou adoção o salário maternidade 2019 poderá ser solicitado após a adoção ser oficializada, lembre-se que você deve ter em mãos a Certidão de Nascimento da criança e/ou Termo de Guarda.  

 

Mais Inscrições e Cadastros em 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *