IPVA 2019 – Tabela, Valor, Pagamento, Consulta

Informações necessárias sobre o IPVA 2019

Um dos impostos mais conhecidos é o IPVA 2019, ele é um Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, ou seja, ele é um tributo ligado de forma exclusiva com carros, motos ou caminhões.

ipva-consulta 2019

O IPVA 2019 é sempre cobrado no inicio do ano e deve ser pago para regularizar seu veículo perante as Leis, tornando assim possível que você circule por todas as rodovias do nosso país sem nenhum problema com o transito.

Sendo importante informar que os valores do IPVA 2019 podem ser diferentes de acordo com a sua região, isso se dá pelas regras que reguem o Detran daquele Estado e outros detalhes que serão abordados mais a frente.

O IPVA 2019 é importante por que com ele você poderá evitar muitos transtornos, afinal se você deixar de pagar o IPVA em 2019 você correrá o risco de receber muitas altíssimas, podendo até mesmo ter o veículo apreendido.

Podendo também perder sua Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, e receber ainda uma proibição temporária de utilizar algum veículo em todo o território nacional. Para evitar esses motivos você deve sempre pagar seu IPVA na data certa.

A Tabela do IPVA 2019

A Tabela do IPVA 2019 é divulgada anualmente e sempre é de acordo com as regras do Estado do motorista, e nela é apresentada a data limite para efetuar o pagamento, sendo também informado na tabela do IPVA 2019 a divisão e os prazos para o pagamento.

Lembre-se que a tabela do IPVA 2019 é divida segundo o número final da placa do carro, isso é feito para uma melhor administração e controle do Governo Federal em relação ao IPVA 2019.

Existe algo que você precisa saber, a Cota única é para aqueles que preferem pagar o tributo de uma só vez, quitando logo a divida e não precisando se preocupar com ela depois, ela é paga no mesmo dia da 1° Parcela.

Compreenda que é de costume o IPVA 2019 dividir em três parcelas para dar ao proprietário do veículo a chance de pagar a divida corretamente sem sair prejudicado, se você deseja parcelar o valor do IPVA 2019 basta informar isso quando for imprimir o documento.

Observe que na Tabela do IPVA 2019 não virá escrito o valor que você terá que pagar de IPVA, apenas vai está informado os dias para quitar a divida. Isso é informado em outro momento.

O Valor do IPVA 2019

Como já foi informado antes o valor do IPVA 2019 não é algo unitário para todo o Brasil, sendo assim ele irá variar de acordo com a região que você se encontra.

ipva-pagamento 2019

Também é importante dizer que não é porque você pagou um preço no ano anterior que você irá pagar o mesmo valor de IPVA em 2019, não é assim que as coisas funcionam em relação ao IPVA 2019.

Assim como a tabela do IPVA 2019 o valor do IPVA 2019 também está sujeito a reajustes anuais, por esse motivo muitos podem até mesmo ficar confusos quando vão pagar e vê que o dinheiro que possuem não é suficiente.

Isso acontece, em sua grande maioria, por que muitos baseiam o valor do IPVA de 2019 no valor do IPVA de 2017, sem se derem conta que que ele pode ser alterado a qualquer momento por causa de alguma decisão tomada pelo Detran daquele Estado.

Tendo agora consciência disso saiba que o valor do IPVA 2019 poderá variar entre 1% a 6% do valor total de seu veículo, levando sempre em conta as regras de seu Estado.

Essas regras são simples, todo Estado brasileiro possui sua própria alíquota, que nada mais é do que um percentual utilizado para calcular o tributo sobre o valor de algo, em outras palavras, cada Estado possui sua própria taxa única para calcular o IPVA 2019.

Exemplo:

  • Valor do veículo: R$ 20.050,00
  • Alíquota: 4%
  • Cálculo: 20.050 x 0,04
  • Resultado: O proprietário terá que pagar R$ 802,00 de IPVA.

Se você deseja saber a alíquota de seu Estado procure na página oficial do Detran de seu Estado e faça o cálculo, busque sempre conferir os dados perto da data de divulgação da Tabela de Pagamento do IPVA 2019.

O Pagamento do IPVA 2019

Se você deseja saber como pagar seu IPVA 2019 saiba que isso também pode variar de Estado para Estado, mas não desanime, pois alguns Estados permitem que você faça o pagamento do IPVA de 2019 através da Internet ou de um posto de atendimento bancários, como Bradesco, Itaú, Santander, Banco do Brasil e até Casas Lotéricas.

Compreenda que se você tiver conta em um dos bancos mencionados você apenas vau precisar informar o número de RENAVAM de seu veículo e seguir com as orientações disponibilizadas na página do banco.

A consulta do IPVA 2019

A consulta do IPVA 2019 é uma das partes mais fáceis, tudo o que você precisa fazer é entrar no portal do Detran de seu Estado e informar o número de RENAVAM de seu veículo, em alguns casos vão pedir que você informe algum código de segurança que vai aparecer para você, informe e clique em “consultar”.

ipva-tabela 2019

Caso você não saiba o RENAVAM – Registro Nacional de Veículo – é um número que tem uma função semelhante ao RG e ao CPF, ele se encontra em sua Carteira Nacional de Habilitação e é único.

Com ele em mãos você poderá consultar suas multas e todo o histórico de seu veículo, como mudanças de proprietário e licenciamento.

 

Mais Inscrições e Cadastros em 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *