Empregada Doméstica INSS 2019 – Recolhimento 

Como fazer o recolhimento do INSS  

O INSS é um grande benefício indispensável para todos os trabalhadores de carteira assinada, já que fornece a este trabalhador uma renda quando ele finalmente consegue sua aposentadoria, com isso podemos dizer que é muito importante que você faça o recolhimento do INSS 2019 dentro da data correta. 

previdência-social-para-empregada-doméstica 2019

Iremos explicar, muitos profissionais brasileiros trabalham de carteira assinada, com isso todas as suas contribuições já são enviadas automaticamente para o sistema da Previdência Social. Porém nem todos possuem essa praticidade, como o caso da Empregada Doméstica que em 2019 deve recolher o INSS caso esteja fazendo planos para uma aposentadoria.  

Este recolhimento do INSS para Empregada Doméstica 2019 costuma ocorrer dentro de datas especificas durante o ano, sendo também necessário avisar que se você não realizar a contribuição na data correta poderá sofrer com os acréscimos de juros ou até mesmo as multas, por este motivo é necessário ficar atento a essas mudanças. 

Esse serviço de recolhimento do INSS é fornecido porque antigamente as empregadas domésticas trabalhavam a vida inteira e depois não possuíam condições para se manter, e por causa da ideia de fornecer a elas um trabalho de carteira assinada as garante que recebam todos os direitos e benefícios de um trabalhador comum.  

Prazo para Recolhimento do INSS  

É importante sempre mencionar que o Recolhimento do INSS da Empregada Doméstica 2019 vai ocorrer dentro de datas especificas durante o ano, sendo que a própria agência da Previdência Social informa que essa contribuição deve ser efetuada até o sétimo dia útil daquele mês, podemos então citar como exemplo. 

Isso significa que se o dia 7 daquele mês caiu em um domingo ou feriado prolongado você deve aguardar a passagem do mesmo para poder contribuir corretamente, já que é somente o sétimo dia útil que é o prazo limite para o recolhimento do INSS como empregada doméstica. 

Sendo necessário informar que você também deve contribuir com uma pequena porcentagem de seu 13° salário, porém o prazo do recolhimento do 13° das empregadas domésticas costuma ser até o dia 20 do mês de Dezembro. Sabendo que se neste dia não vai ocorrer expediente bancário por algum motivo – seja feriado ou final de semana –  você deverá então aguardar até o próximo dia útil para realizar o recolhimento.  

Você apenas não poderá deixar de contribuir, já que o INSS da Empregada Doméstica é um direito seu e também vai evitar multas altíssimas e em alguns casos mais graves evita até mesmo os impostos.  

recolhimento-do-inss-para-empregada-doméstica-600x400 2019

Valor do Recolhimento do INSS  

Se você é empregado doméstico e não sabe o valor do recolhimento 2019 do INSS para empregado doméstico é importante que saiba que não será uma porcentagem muito alta, podendo então ser um valor de 8% de seu salário.  

Isso significa que todos os meses em seus sétimos dias úteis você vai contribuir para o recolhimento do INSS apenas com 8% da base líquida de seu trabalho, saiba também que esse valor poderá ser também de 9% a 11%, isso vai depender do valor de seu salário.  

É muito importante que você compreenda que é o empregador quem deve pagar o recolhimento do INSS da empregada doméstica 2019, por este motivo fique atento as informações de seu contrato ou acordo de trabalho, tanto o empregador quanto o empregado deve estar ciente das regras e lei que envolvem este benefício. 

Saiba também que este valor de 8%, 9% e 11% são as alíquotas utilizadas para o cálculo de quanto ele vai ter que recolher, sendo assim você mesmo poderá utilizar para ter uma ideia de quanto vai ter que separar para o INSS todos os meses.  

Caso você ainda possuir alguma dúvida sobre o valor do recolhimento do INSS para empregada doméstica 2019 você poderá conseguir essas informações através do site oficial da Previdência Social ou utilizar o número da Central de Atendimento que é 135, ou ainda ir pessoalmente a uma agência do INSS. Em todas as opções você vai possuir funcionários capacitados para tirar suas dúvidas e te explicar como será feito.   

Benefícios e detalhes do Recolhimento do INSS 

Uma vez que você contribua para o INSS como empregada doméstica 2019 saiba que você também vai receber direito a outros benefícios da própria Previdência Social, estes benefícios poderão ser:  

  • Auxílio-Maternidade;  
  • Pensão por Morte;  
  • Auxílio-Doença;  
  • E muitos outros.  

Sabendo também que a empregada doméstica que contribui para o INS também vai possuir direito a aposentadoria por idade e aposentadoria por tempo de serviço, porém será necessário que você tenha em mãos os carnês e documentos que comprovam a sua contribuição.  

empregada-doméstica-tem-direito-a-inss 2019

Também avisamos que a aposentadoria por idade das mulheres neste caso chega a ser 55 anos, já os homens é de 60 anos, se você sofrer algum acidente ou adoecer poderá então utilizar a aposentadoria por invalidez ou especial (vai depender do caso), porém você ainda deverá possuir os documentos que comprovem seus anos de contribuição.  

Mais Inscrições e Cadastros em 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *