Auxílio-Maternidade 2019 – Quem Tem Direito, Valor, Agendamento  

Como receber o auxílio-maternidade 2019 

Muitas são as preocupações de uma gestante, coisas como o nome do bebê, como vai educar, o local que vive é seguro para uma criança e principalmente se o salário que recebe é suficiente para sustentar ela e o filho, sendo assim a preocupação financeira passa está no topo da lista de prioridades, sabendo disso a Previdência Social disponibiliza para as gestantes o auxílio-maternidade. 

auxílio-maternidade-quem-tem-direito-600x256 2019

Para aquelas que não conhecem o auxílio-maternidade 2019 tem como função ajudar as novas mamães a se preparem para a chegada do bebê, disponibilizando a elas uma não apenas uma ajuda de custo, mas também um período de folga do emprego enquanto esperam o bebê e após o nascimento do mesmo.  

Porém é claro que com a Reforma da Presidência muitas pessoas estão preocupadas com suas alterações, já que a Previdência Social é responsável por diversos benefícios cedidos aos trabalhadores brasileiros todos os anos, por conta disso é bom que você saiba que o auxílio-maternidade 2019 quase não sofreu nenhuma alteração, sendo então muito semelhante dos demais anos de funcionamento.  

Com essa afirmação é bom que você saiba que o auxílio-maternidade de 2019 vai poder ser distribuído para todas as mulheres que trabalham com a Carteira de Trabalho assinada – sejam elas funcionárias públicas, de companhias privadas e até empregadas domésticas -, aquelas que trabalham em condições especiais – sejam pescadoras artesanais, indígenas, agricultoras -, contribuidoras avulsa – geralmente prestadoras de serviços autônomos – e até mesmo dona de casas e estudantes que contribuem para o INSS.  

Quem tem direito ao auxílio-maternidade? 

Como podemos ver ali em cima são várias mulheres que possuem direito sobre o benefício do auxílio-maternidade 2019, mas você deve compreender que cada caso vai possuir sua própria forma de dar entrada na solicitação do benefício e também algumas outras regras, como quando pedir e quanto você já deve ter contribuído.  

Porém saiba que todas essas regras são bem simples e não vai precisar de muita coisa para cumprir elas, apenas deve ser lembrar que para aquela que trabalha de carteira assinada o auxílio-maternidade 2019 deve ser solicitado na empresa que trabalha e 28 dias antes do parto.  

As demais deverão se encaminhar para a agência do INSS e lá fazer sua solicitação, levando os documentos que comprovem sua contribuição ao longo dos anos. Apenas alertamos que no caso das donas de casa, estudantes e aquelas que adotaram ou ganharam a guarda de alguma criança (menor de 12 anos) o auxílio-maternidade 2019 deverá ser solicitado após o nascimento ou o recebimento do mesmo, levando então – no caso de donas de casa e estudantes – a Certidão de Nascimento e para aquelas que adotaram um documento que comprove que sua adoção foi dentro da lei.  

É bom avisar que as desempregadas têm direito ao auxílio-maternidade 2019, desde que elas tenham contribuído corretamente para o INSS num período mínimo de 14 meses. Esse benefício também poderá ser cedido para aquelas que foram demitidas por justa causa, mas se você foi dispensada sem justa causa quem vai arcar com os gastos são a empresa. 

agendamento-para-auxílio-maternidade-600x336 2019

Valor do auxílio-maternidade 2019 

Uma coisa importante que você deve saber é sobre o valor do auxílio-maternidade já que além de não trabalhar neste breve período você também vai receber uma certa quantia em dinheiro para te ajudar a esperar e cuidar de seu bebê.  

Mas você deve saber que o valor do auxílio-maternidade 2019 que você vai receber vai depender exclusivamente de sua situação, por exemplo, uma mulher que trabalha de carteira assinada vai receber exatamente o valor de seu salário, isso significa que se ela recebe um salário mínimo, ela vai receber durante o período do auxílio-maternidade 2019 o valor do salário mínimo vigente.  

Agora caso ela seja uma dona de casa e estudante o valor do auxílio-maternidade 2019 vai ser o valor equivalente à sua contribuição. Caso ela for uma desempregada é capaz dela receber o valor que ela recebeu em seu último emprego.  

Porém existe também as trabalhadoras avulsas, que devem apresentar os documentos que comprovam sua contribuição e também os extratos bancários dos seis últimos meses trabalhados, já que será calculada a média dos seis últimos meses para ser decidido o valor do auxílio-maternidade 2019. 

O agendamento do auxílio-maternidade 2019 

Após saber todas estas informações é bom que você saiba como agendar o atendimento para auxílio-maternidade em 2019, também iremos avisar sobre os documentos que devem ser apresentados e muito mais.  

Então é bom que você saiba como fazer a solicitação do auxílio-maternidade 2019 para que assim não seja prejudicada em nenhum aspecto, então para aquelas que estão ainda trabalhando sugerimos ir até o RH de sua empresa levando o laudo médico que comprove sua gestação e então siga as orientações ali recebidas, lembrando que o auxílio-maternidade 2019 somente será dado 28 dias antes do parto. 

Para todas as demais é pedido que se dirija até a agência do INSS levando seus documentos que comprovem sua contribuição e o laudo médico que confirme sua gestação, mas saiba que para aquelas que adotaram deverá ser levado os documentos que comprovem a guarda da criança ser sua.  

auxílio-maternidade-documentos-600x375 2019

agendamento do auxílio-maternidade 2019 pode ser feito online na página oficial da Previdência Social, basta que você procure ali a opção “agendamento” e então preencha todos os campos requisitados e no fim improva o comprovante de agendamento, já que ele vai possuir o protocolo e então vai comprovar que você agendou para aquele horário.   

Maiores informações acesse: www.previdenciasocial.net.br/inss/salario-maternidade-2019-valor-quem-tem-direito

Mais Inscrições e Cadastros em 2019

Um comentário em “Auxílio-Maternidade 2019 – Quem Tem Direito, Valor, Agendamento  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *